Um grupo de 50 peregrinos do MAGIS — o encontro organizado pela Companhia de Jesus, que reúne jovens da Família Inaciana de todos os países do mundo, com idades — entre os 18 e os 35 anos e que acontece sempre dez dias antes de cada Jornada Mundial da Juventude – estão desde segunda-feira, dia 24 de julho, em Viana do Castelo, a fazer “O Caminho do Coração”, o itinerário espiritual da Rede Mundial de Oração do Papa, que convida cada um a configurar o seu coração com o Coração de Jesus e a predispor-se, através da oração e do serviço, a responder aos desafios da mundo e da missão da Igreja.
Este grupo integra jovens de dez países – Portugal, Japão, França, Indonésia, Eslovénia Uruguai, Argentina, Filipinas, Timor-Leste e Canadá – oito dos quais pertencem ao MEJ – Movimento Eucarístico Juvenil, o ramo juvenil da Rede Mundial de Oração do Papa. Com eles, a orientar espiritualmente estes dias, têm estado o P. António Sant’Ana, sj, diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa, e o P. Nelson Faria, sj, adjunto do diretor nacional.
Ao longo destes dias têm sido várias as experiências que os ajudam a aprofundar e a celebrar a fé num contexto de partilha e oração. O dia de hoje ficou marcado por uma peregrinação ao Santuário de Santa Luzia, que terminou com a celebração da Eucaristia naquele santuário dedicado ao Coração de Jesus.
Na homilia, fazendo uma analogia com o local onde se encontravam (o Monte de Santa Luzia), o P. Nelson Faria, sj, falou da existência de três tipos de alpinistas, começando pelos que ao olhar para uma montanha pensam um dia vir a subi-la, mas nunca o chegam a fazer. Além destes, há os que perante uma montanha bonita começam a subi-la, mas, parando a meio num local aprazível, acabam por desistir. Finalmente, há aqueles que olham sempre para o topo da montanha e só pensam lá chegar.
O sacerdote jesuíta recordou que “a terra prometida está no coração de cada um de nós e cada um de nós é o milagre de que o mundo precisa”.
“Cada um de nós é o milagre de que o outro precisa no dia a dia”, salientou o P. Nelson Faria, sj, dando o mote para os próximos dias vividos em Lisboa, na Jornada Mundial da Juventude.
Este grupo junta-se na próxima segunda-feira, em Lisboa, aos restantes grupos do MAGIS, espalhados um pouco por todo o país, para a Missa de Encerramento, presidida pelo Superior Geral da Companhia de Jesus, P. Arturo Sosa, sj, no recinto do Colégio de São João de Brito.