fbpx

Peregrinos do Magis e MEJ percorreram “O Caminho do Coração” em Viana

Um grupo de 50 peregrinos do MAGIS — o encontro organizado pela Companhia de Jesus, que reúne jovens da Família Inaciana de todos os países do mundo, com idades — entre os 18 e os 35 anos e que acontece sempre dez dias antes de cada Jornada Mundial da Juventude – estão desde segunda-feira, dia 24 de julho, em Viana do Castelo, a fazer “O Caminho do Coração”, o itinerário espiritual da Rede Mundial de Oração do Papa, que convida cada um a configurar o seu coração com o Coração de Jesus e a predispor-se, através da oração e do serviço, a responder aos desafios da mundo e da missão da Igreja.

Este grupo integra jovens de dez países – Portugal, Japão, França, Indonésia, Eslovénia Uruguai, Argentina, Filipinas, Timor-Leste e Canadá – oito dos quais pertencem ao MEJ – Movimento Eucarístico Juvenil, o ramo juvenil da Rede Mundial de Oração do Papa. Com eles, a orientar espiritualmente estes dias, têm estado o P. António Sant’Ana, sj, diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa, e o P. Nelson Faria, sj, adjunto do diretor nacional.

Ao longo destes dias têm sido várias as experiências que os ajudam a aprofundar e a celebrar a fé num contexto de partilha e oração. O dia de hoje ficou marcado por uma peregrinação ao Santuário de Santa Luzia, que terminou com a celebração da Eucaristia naquele santuário dedicado ao Coração de Jesus.

Na homilia, fazendo uma analogia com o local onde se encontravam (o Monte de Santa Luzia), o P. Nelson Faria, sj, falou da existência de três tipos de alpinistas, começando pelos que ao olhar para uma montanha pensam um dia vir a subi-la, mas nunca o chegam a fazer. Além destes, há os que perante uma montanha bonita começam a subi-la, mas, parando a meio num local aprazível, acabam por desistir. Finalmente, há aqueles que olham sempre para o topo da montanha e só pensam lá chegar.

O sacerdote jesuíta recordou que “a terra prometida está no coração de cada um de nós e cada um de nós é o milagre de que o mundo precisa”.

“Cada um de nós é o milagre de que o outro precisa no dia a dia”, salientou o P. Nelson Faria, sj, dando o mote para os próximos dias vividos em Lisboa, na Jornada Mundial da Juventude.

Este grupo junta-se na próxima segunda-feira, em Lisboa, aos restantes grupos do MAGIS, espalhados um pouco por todo o país, para a Missa de Encerramento, presidida pelo Superior Geral da Companhia de Jesus, P. Arturo Sosa, sj, no recinto do Colégio de São João de Brito.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega