fbpx

Paz, diálogo e sinodalidade: as primeiras palavras de Leão XIV

“A paz esteja convosco” foram as primeiras palavras do cardeal Robert Francis Prevost, a partir da varanda central da Basílica de São Pedro, após ter sido eleito Papa da Igreja Católica, tendo adotado o nome de Leão XIV.

“Queridos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação do Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus. Também eu desejo que esta saudação de paz entre no vosso coração, chegue às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja convosco”, acrescentou, visivelmente emocionado.

Leão XIV prosseguiu insistindo na importância da paz: “esta é a paz do Cristo Ressuscitado, uma paz desarmada e desarmante, humilde e perseverante, que vem de Deus, Deus que nos ama a todos, incondicionalmente”.

O novo Papa recordou Francisco, que o precedeu no ministério petrino. “Ainda conservamos nos nossos ouvidos aquela voz fraca, mas sempre corajosa, do Papa Francisco, que abençoava Roma. O Papa, que abençoava Roma, dava a sua bênção ao mundo, ao mundo inteiro, naquela manhã de Páscoa. Permitam-me dar continuidade a essa mesma bênção”, referiu, falando do dia 20 de abril, véspera da morte do Papa argentino.

“Deus ama-nos, Deus ama-vos a todos e o mal não prevalecerá. Estamos todos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus e entre nós, vamos em frente”, prosseguiu Leão XIV.

Na sua intervenção, Leão XIV voltou a referir-se ao Papa Francisco: “Somos discípulos de Cristo. Cristo precede-nos. O mundo precisa da sua luz. A humanidade precisa dele como a ponte para ser alcançada por Deus e pelo seu amor. Ajudem-nos, também vós, e uns aos outros, a construir pontes, com o diálogo, com o encontro, unindo-nos todos para sermos um só povo, sempre em paz. Obrigado ao Papa Francisco!”.

Leão XIV quis agradecer também aos “irmãos cardeais” que o escolheram para ser “sucessor de Pedro” e caminhar com todos, apontando para “uma Igreja unida, procurando sempre a paz, a justiça, procurando sempre trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para proclamar o Evangelho, para ser missionários”.

O novo Papa apresentou-se como filho de Santo Agostinho – foi responsável mundial da ordem inspirada por este santo, durante doze anos – e citou o bispo de Hipona (séc. IV-V): ‘Convosco sou cristão e por vós bispo’. “Neste sentido, todos podemos caminhar juntos para aquela Pátria que Deus nos preparou”.

Leão XIV deixou uma saudação especial à Igreja de Roma, da qual é bispo: “Devemos procurar juntos como ser uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes, o diálogo, sempre aberta a receber, como esta praça com os braços abertos, a todos, todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do diálogo, do amor”.

 

Fonte: Vatican News| Ecclesia

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega