A poucos dias do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza de 22 a 27 de janeiro, no Panamá, o Papa pede que se reze pelos jovens, sobretudo os da América Latina, para que sigam o exemplo de Maria e sejam fiéis ao chamamento de Jesus para difundir com alegria o Evangelho.
Na edição deste mês de O Vídeo do Papa, Francisco dirige-se também aos jovens de todo o mundo que, por esta altura, se preparam para viajar para o Panamá, pedindo-lhes que aproveitem a JMJ “para contemplar Cristo com Maria” e ver “em Maria um motivo de alegria e uma fonte de inspiração”.
O Santo Padre, através da sua Rede Mundial de Oração, pede ainda aos jovens que, cada um no seu idioma, rezem o Terço e peçam forças para sonhar e trabalhar pela paz.
A propósito da intenção do Papa para este mês, o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, P. Frédéric Fornos, sj, refere “De onde vem a alegria de Maria? Vem do seu ‘sim’ ao Senhor, de abrir o seu coração e oferecer a sua vida ao serviço da sua missão”.
O sacerdote jesuíta recorda a mensagem do Papa aos jovens, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude: “As propostas de Deus para nós, como a que fez a Maria, não são para satisfazer sonhos, mas para acender desejos; para fazer com que a nossa vida dê fruto, faça desabrochar muitos sorrisos e alegre muitos corações. Responder positivamente a Deus é o primeiro passo para ser feliz e tornar felizes muitas pessoas”.