Na Mensagem para a 40.ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se celebra a 23 de novembro de 2025, na solenidade de Cristo Rei, o Papa Leão XIV marca o início do caminho espiritual que conduzirá os jovens até à JMJ 2027, que terá lugar em Seul, na Coreia do Sul.
No texto, com o tema “Vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo” (Jo 15,27), o Santo Padre agradece aos jovens a alegria e o entusiasmo vividos durante o Jubileu da Juventude, celebrado em Roma, no verão, e convida-os a transformar esse encontro “num passo em frente na vida cristã”. Leão XIV propõe dois grandes eixos de reflexão: a amizade com Jesus, fonte do verdadeiro testemunho, e o empenho ativo na construção da paz.
O testemunho cristão nasce da amizade com o Senhor, crucificado e ressuscitado para a salvação de todos”, escreve o Papa, sublinhando que o testemunho não é propaganda, mas um processo de transformação interior que se traduz em gestos concretos de fraternidade e misericórdia.
Com esta Mensagem, Leão XIV propõe aos jovens de todo o mundo um itinerário de fé e esperança, convidando-os a serem artesãos da fraternidade e da paz, levando “o calor e o sabor da amizade com Cristo” ao coração do mundo contemporâneo.





