fbpx

Papa dedica fevereiro à oração pelas vocações religiosas

Este mês, o Papa Francisco convida toda a Igreja a rezar pelas vocações à vida sacerdotal e religiosa e pede que as comunidades cristãs acolham os desejos e as dúvidas dos jovens que sentem o chamamento para seguir Cristo desta forma.

N’O Vídeo do Papa, Francisco recorda a sua própria descoberta vocacional, aos 17 anos, e sublinha a importância de acompanhar os jovens no seu discernimento, ouvindo os seus sonhos e inquietações. “Veremos como Deus faz coisas novas com eles. E poderemos acolher o seu chamamento nas respostas que sirvam melhor à Igreja e ao mundo de hoje”, afirma.

O pontífice conclui a sua mensagem com um duplo apelo à confiança: primeiro, nos jovens e na renovação que podem trazer à Igreja; e segundo, em Deus, reconhecendo-O como aquele que “chama cada um”.

O P. Cristóbal Fones, sj, Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, destaca a importância de confiar nos jovens para que possam discernir a sua vocação com liberdade e coragem. Uma pastoral vocacional autêntica deve valorizar o diálogo e o acompanhamento, acolhendo as inquietações e interrogações dos jovens como parte essencial desse processo. Além disso, sublinha que, mesmo diante das suas palavras desafiadoras, Deus pode revelar novos caminhos para a Igreja e até suscitar uma oportunidade de conversão para todos. Para acompanhar este discernimento, o sacerdote aponta quatro atitudes fundamentais: abertura à missão de animar vocações, criação de um ambiente de escuta e acolhimento, proximidade discreta e coerente, e um interesse genuíno por cada jovem. Estas atitudes, afirma, podem ser determinantes para aqueles que sentem o chamamento, mas não sabem como responder-lhe.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega