fbpx

Papa à RMOP: o que dá sentido ao apostolado é a oração

O Papa Francisco recebeu em audiência os membros da equipa internacional e do conselho de administração da Rede Mundial de Oração do Papa e os membros da Fundação Pro Rete Mondiale di Preghiera del Papa e principais colaboradores.

O Santo Padre expressou a sua gratidão por aquilo que esta equipa faz para sustentar “esta mística da oração na Igreja”, junto de todos os leigos e também das pessoas consagradas.

As palavras do Santo Padre à equipa foram as seguintes:

Agradeço-vos muito esta visita. Valorizo o trabalho que vós fazeis, que é eclesial e nasceu no coração da Companhia de Jesus.

No trabalho apostólico de um leigo, de um diácono, de um sacerdote, de uma pessoa consagrada ou de um bispo, se for bem realizado, sente-se fortemente a necessidade da oração e da intercessão. Isto significa que a “ação” sem oração, mesmo que seja apostólica, é apenas empresarial. O que dá sentido ao apostolado é a oração.

Sempre me impressionou muito o que Pedro disse aos apóstolos depois de ter instituído os diáconos. Disse-lhes: “E nós” – isto é, os bispos – “devemos dedicar-nos à oração e ao anúncio da Palavra” (cf. Actos 6, 4).

Por outras palavras, o primeiro dever de um bispo é rezar. O primeiro dever de um cristão é rezar, a oração. Caso contrário, corremos o risco de nos convertermos numa instituição puramente natural, mundana, com um trabalho de tipo político.

Por esta razão, agradeço-vos o que fazeis para sustentar – junto dos leigos e das pessoas consagradas – esta mística da oração. Muito obrigado pelo que fazeis.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega