Cada amanhecer vem sempre carregado de uma promessa, uma nova oportunidade, uma passagem da escuridão e do silêncio da noite à luz e aos rumores do novo dia. Cada noite tem as suas histórias condensadas com o cansaço dos dias, dos pensamentos e emoções vividas, coloridas em tons de amor e também de sofrimento. São as histórias de cada um de nós, que podemos contar e meditar no coração.
Damo-nos conta que há amanheceres discretos e rotineiros, outros há que trazem consigo força e medo, mas há outros, únicos, que transcendem os dias passados e transfiguram aqueles que hão de vir.
A Páscoa de Jesus, o amanhecer do primeiro dia da semana, é o acontecimento que mudou para sempre os despertares e a história dos discípulos, a começar por Maria Madalena, as Santas Mulheres, Pedro, a Mãe Maria, os Onze e tantos outros que foram arrancados de uma noite profunda e triste para o Dia que fez novas todas as coisas.
Dois mil anos nos separam deste amanhecer único e tendemos a deixá-lo, com alguma nostalgia, inscrito na história do Evangelho e das suas testemunhas oculares. Mas as palavras de Jesus dirigem o nosso coração para uma atitude diferente, que tantas vezes esquecemos: Eu estarei convosco até ao fim dos tempos!; e ainda: Felizes os que acreditam sem terem visto!.
Os efeitos da santíssima Ressurreição não são dados à contemplação dos nossos olhos, tal como vemos o Sol que cada manhã se levanta. São um convite à contemplação transfigurada da vida, do mundo, das nossas relações, do trabalho de cada dia, do sofrimento e da morte, através dos olhos da nossa alma, onde ficou escrita a grande notícia: Cristo ressuscitou!. Cada amanhecer traz esta notícia, que não é apenas um dado da nossa fé, mas sim o caminho que a vida de hoje (este hoje) nos dá o privilégio de percorrer.
Que esta atitude de ressurreição contínua, na presença, na paz, na alegria e amor do Senhor Ressuscitado nos acompanhe sempre.
São estes os votos do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração a todos aqueles que vão seguindo a nossa missão e colaborando no nosso serviço! Que o Senhor nos dê a graça de ajudar a todos a crescer na intimidade com o amor do Coração de Cristo Ressuscitado, unidos ao Santo Padre e à sua Rede Mundial de Oração, pelas intenções que ele traz no coração, para bem da Igreja e do Mundo.
Uma Santa Páscoa!
António Valério, sj