fbpx

Obra sobre Portugal Católico chega às mãos do Papa

Concebida para assinalar a visita do Papa Francisco a Portugal, a obra Portugal Católico: A Beleza da Diversidade foi oferecida a Sua Santidade, durante a audiência geral desta quarta-feira, dia 20 de setembro.

A edição especial, oferecida durante a Audiência Geral, foi calorosamente recebida pelo Papa: “Saúdo cordialmente os peregrinos de língua portuguesa, em particular os fiéis brasileiros e o grupo de benfeitores, historiadores e editores da obra literária Portugal Católico, e animo-os a procurar sempre o olhar de Nossa Senhora que conforta todos aqueles que estão na provação e mantém aberto o horizonte da esperança”.

Produzida em sete meses, a publicação Portugal Católico, que chega ao público em geral em novembro, congrega 800 páginas e reúne 204 textos-síntese, de 190 autores de diferentes quadrantes científicos.

O Padre António Valério, sj, Secretário Nacional do Apostolado da Oração, foi um dos autores convidados. Debruçando-se sobre o tema “Comunidades orantes e as novas tecnologias ao serviço da oração”, O Padre António Valério, sj, produziu uma reflexão sobre a oração no mundo digital e os projetos de oração implementados em Portugal.

Dirigida por José Eduardo Franco, historiador, e José Carlos Seabra Pereira, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, a obra apresenta uma “radiografia abrangente da Igreja Católica”, podendo ser considerada um “dicionário enciclopédico do catolicismo contemporâneo português”, como refere o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) em comunicado.

Percorrendo a História do Catolicismo Português e salientando, em cada temática, o seu contexto atual, o livro Portugal Católico traduz-se num “quadro fundamentado” da “condição do catolicismo português, pondo em evidência as múltiplas óticas, facetas e dinâmicas da comunidade católica e da sua Igreja”.

Esta “leitura da diversidade encontrada no panorama do catolicismo português”, analisando diferentes esferas, como a teologia, a medicina, a política, o ambiente, a arte, a comunicação social, o turismo, a educação, a solidariedade ou o desporto, conta, também, com a participação das comunidades judaica e islâmica. A “Beleza na Diversidade”, que “sustenta todas as temáticas”, está, assim, patente na “multiplicidade de pensamento dos autores que colaboraram na obra”.

Os 14 capítulos do Portugal Católico, que simbolicamente se referem às 14 estações da Via-Sacra e às 14 Obras de Misericórdia, são ilustrados com gravuras e fotografias, e, em cada capítulo, é apresentado um poema de um autor português de renome.

A publicação resulta do projeto “Portugal Religioso e Cultural (Cultura, Arte e Património)”, desenvolvido pela Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH – Universidade Aberta), que publicará, para além deste primeiro volume, as obras Portugal Judeu, Portugal Islâmico, Portugal Protestante, entre outros.

Portugal Católico foi preparado no âmbito de um trabalho de colaboração científica entre o CIDH – Universidade Aberta, o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), o IECCPMA, vários professores de centros de investigação da Universidade de Coimbra e, ainda, professores de outras universidades portuguesas.

O livro conta com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, da União das Misericórdias Portuguesas, da Santa Casa da Misericórdia do Porto e do mecenato de Alexandre Soares dos Santos.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega