A nova edição d’O Vídeo do Papa, dedicada à intenção de oração do Papa Leão XIV para o mês de dezembro, apresenta um apelo claro do Santo Padre à solidariedade espiritual com comunidades que continuam a sofrer as consequências da guerra, da violência e da instabilidade.
A mensagem deste mês destaca a resistência silenciosa de pequenas comunidades cristãs que, apesar das provações, continuam a testemunhar a fé e a promover gestos concretos de ajuda e reconciliação. Em várias regiões do Médio Oriente e países vizinhos, os cristãos enfrentam ainda hoje situações dramáticas: populações exaustas após anos de guerra, deslocamentos forçados, crises sociais e económicas profundas, instabilidade e insegurança.
No vídeo, o Papa Leão XIV convida todos os fiéis a rezar para que estes cristãos sejam “sementes de reconciliação e esperança” e possam manter viva a fé, fortalecidos pelos vínculos fraternos. Pede também que o Espírito Santo os torne instrumentos de paz nos lugares onde vivem.
O lançamento do vídeo acontece na véspera do início da primeira viagem apostólica do Papa Leão XIV que o levará à Turquia e ao Líbano. Esta visita, marcada pelo 1700º aniversário do Concílio de Niceia, reforça simbolicamente a proximidade do Papa com as comunidades cristãs da região, sublinhando a importância do diálogo ecuménico e do empenho em promover a paz e a reconciliação.





