A Rede Mundial de Oração do Papa promove, de 12 a 20 de setembro, através da plataforma Click To Pray, uma novena de oração pelas vítimas dos abusos sexuais na Igreja Católica, respondendo assim a um pedido feito pelo Santo Padre através de uma carta inédita que dirigiu ao povo de Deus.
Na carta, Francisco aborda o escândalo dos abusos relacionados com o Cardeal Theodore McCarrick e diversas dioceses no Estado da Pensilvânia (USA), reconhece que a Igreja “negligenciou e abandonou os pequenos” e apela ao empenho de todos os católicos para “erradicar esta cultura da morte”.
“É necessário que cada batizado se sinta envolvido na transformação eclesial e social de que tanto necessitamos. Tal transformação exige conversão pessoal e comunitária, e leva-nos a dirigir os olhos na mesma direção do olhar do Senhor”, refere o Papa na missiva.
O Santo Padre diz ainda que para “aprender a olhar para onde o Senhor olha, estar onde o Senhor quer que estejamos, converter o coração na sua presença” é necessário “oração” e “penitência”.
“Convido todo o Povo Santo fiel de Deus ao exercício penitencial da oração e do jejum, seguindo o mandato do Senhor, que desperte a nossa consciência, a nossa solidariedade e o compromisso com uma cultura do cuidado e o «nunca mais» a qualquer tipo e forma de abuso”, lê-se no documento.
Junte-se ao Santo Padre e a milhões de católicos em todo o mundo nesta novena de oração por uma causa que é de todos.