fbpx

Não é género, é sexo!

Os Seres Humanos Não Têm Género, Têm Sexo. O leitor vai ver que qualquer dia há, da parte de alguns setores, uma censura, mais ou menos subtil, mais ou menos explícita a que se diga sexo para designar se uma pessoa é masculina ou feminina. Vai passar a imperar o género.

Porque género vai passar a abarcar tudo o que a cabeça do homem imaginar. E, muito tristemente, a cabeça da criança também, porque já li que rapaz que brinca com bonecas pode ser indício de uma mente feminina que não está bem com o seu corpo e que tem direito a mudar. Para já há cinco tipos de géneros: não revelado (not disclosed), masculino, feminino, transgénero, ou peculiar (queer).

O mesmo sítio da internet em que me baseei para escrever este artigo, escrito pela Dra. Sandra Trappen, com um doutoramento em Sociologia e Assistant Professor in Administration of Justice at Penn State Greater Todosegheny, cita um programa da BBC que é uma reportagem sobre uma criança chamada Leo (nome masculino).

Diz o artigo que Leo viveu como uma rapariga grande parte da sua vida – ela só tinha 10 anos quando se fez a reportagem! – mas a dada altura começou a dizer que não se sentia bem na sua pele. Os pais investigaram, passaram-lhe a informação e ela decidiu!! que é não-binário = nem é menino nem é menina! Mas, apesar de sexualmente ser uma menina, veste-se como um rapaz e adotou um nome de rapaz. Depois, ao longo da reportagem, ela explica que também não se sente completamente rapaz mas que é esse tal ser «não-binário».

O leitor já vê a que extremos chegámos. Isto porque há anos uma filósofa francesa disse que uma pessoa não nascia mulher mas que se tornava mulher. Esta “frasesinha” é o fundamento do movimento feminista para defender a contradição antropológica em relação à lei natural, à lei divina inscrita na natureza. Ouçamos o Papa Bento XVI: «De acordo com a narração bíblica da criação, pertence à essência da criatura humana ter sido criada por Deus como homem ou como mulher. Esta dualidade é essencial para o ser humano, como Deus o fez»1.

De alguma maneira, este modo de pensar em Portugal já se está a espalhar entre o cidadão comum. A uma senhora, minha amiga, numa repartição pública já perguntaram o género. Ao que ela respondeu: «Não é género, é sexo!»

Leitor, vá e faça o mesmo.

 

Gonçalo Miller Guerra, sj

 

1 Discurso do Papa Bento XVI à Cúria Romana na Apresentação de Votos Natalícios, Sala Clementina, 21 de dezembro de 2012.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega