fbpx

Jesuítas apresentam novo portal de comunicação

O novo portal de comunicação dos jesuítas em Portugal – o Ponto SJ – pretende ser um espaço de diálogo e abertura, um ponto de partida para a reflexão individual e comunitária e um ponto de encontro entre opiniões distintas. A nova página da internet, disponível em www.pontosj.pt, foi apresentada a 23 de fevereiro, em Lisboa.

“Queremos propor o que pensamos sobre o mundo. Este portal dá pistas para que as pessoas possam situar-se no mundo, olhando para ele com um olhar positivo, de benevolência, sem perder o sentido crítico do diálogo exigente”, explicou o diretor de comunicação dos jesuítas em Portugal, padre José Maria Brito, sj.

O Ponto SJ, que pretende chegar a “diferentes públicos” e não apenas aos católicos ou a quem tem fé, apresenta artigos e reflexões sobre temas atuais da sociedade, repartidos por cinco grandes áreas: fé, cultura, educação, justiça e política. «Com as diferentes secções”, os jesuítas esperam “que todos se possam juntar à conversa, criar um clima temperado, que ajude a ouvir”, acrescentou o sacerdote.

O portal, que procura contrariar o tom extremado e agressivo com que hoje se comunica, essencialmente nas redes sociais, conta com a colaboração regular de 30 autores. “Queremos dar uma imagem de um portal diverso, porque a realidade é diversa e não pode ser só invocada de um único ponto de vista. Porque compreende uma realidade diversa, precisamos de olhares distintos. Não podemos compreender a realidade de uma forma definitiva”. Devemos “aceitar a diversidade partindo de uma Igreja que se aceita a si mesma como plural e diversa».

Através das diferentes propostas, os responsáveis querem «ajudar as pessoas a aprofundar o modo como olham para o mundo, a discernir a realidade e todas as controvérsias que possa haver no espaço público, mas procurando que o tom seja sempre de diálogo, de abertura, uma forma de estar no espaço público menos crispada e com mais capacidade de abertura a realidades distintas, e também à diferença».

O Provincial dos jesuítas em Portugal, padre José Frazão Correia, destacou a possibilidade de, através do Ponto SJ, «a Igreja e os jesuítas aceitarem o olhar de fora, para que os fenómenos sejam vistos de mais perspetivas». Este «é um ponto significativo para olharmos para a realidade na sua diferença, particularidade e contrariedade, a partir de um olhar cristão, que é um olhar aberto».

Segundo o padre José Maria Brito, o Ponto SJ é também uma forma de «dar visibilidade aos laços que unem as diferentes presenças da Companhia de Jesus em Portugal». Neste campo, o portal disponibiliza informações sobre as Obras e as iniciativas desenvolvidas pelos jesuítas em Portugal.

De segunda a sexta-feira é publicado um artigo de opinião de uma das cinco áreas que constituem o portal e ao domingo o Ponto SJ disponibiliza uma reflexão bíblica, da responsabilidade da Escola Bíblica e Arqueológica de Jerusalém. Ao longo da semana está também prevista a publicação de entrevistas, testemunhos, caixa de perguntas, perfis, reportagens e notícias.

 

Imagem: João Ferrand/Companhia de Jesus 

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega