O Grupo de Jovens Despertar, afeto à paróquia de Ferreiros, diocese de Braga, reúne-se mensalmente, desde maio de 2018, para um momento de reflexão e oração sobre as intenções do Papa.
Motivados pela proposta do Santo Padre a cada mês e desafiados pelos padres António Valério, sj, diretor da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal, e Marcelino Paulo Ferreira, pároco de Ferreiros, os jovens decidiram mostrar a sua irreverência enquanto católicos comprometidos com os desafios da humanidade e da missão da igreja e, nas segundas sextas-feiras de cada mês, pelas 21h00, organizam um tempo de oração, na igreja de Ferreiros.
Este tempo de oração inclui momentos de oração em grupo, animação musical, uma reflexão e termina sempre com um desafio associado à intenção do Papa para cada mês.
Os jovens do Grupo Despertar dizem-se apostados em levar a “Rede [Mundial de Oração do Papa] avante”, sobretudo junto de outros jovens e, desta forma, aproximá-los da Igreja e da mensagem de Jesus.
O Grupo Despertar está consciente do contributo que os jovens podem dar à Igreja, sobretudo neste momento mais difícil, e, como tal, convida a comunidade e outros jovens a associarem-se a este momento mensal de oração. O encontro deste mês acontece já amanhã, 11 de janeiro, às 21h00, na igreja de Ferreiros, onde se vai rezar “pelos jovens, especialmente os da América Latina, para que, seguindo o exemplo de Maria, respondam ao chamamento do Senhor para comunicar ao mundo a alegria do Evangelho”.