O Papa Francisco visita a Irlanda a 25 e 26 de agosto, com o intuito de participar no 9º Encontro Mundial das Famílias, que decorre em Dublin, de 21 a 26 de agosto. Esta será a primeira visita do Santo Padre à ilha irlandesa.
Partindo de Roma às 8h15 de dia 25 de agosto, Francisco é recebido durante a manhã na capital da República da Irlanda pelo Presidente Michael Higgins e pelas restantes autoridades, representantes da sociedade civil e pelo corpo diplomático instalado no país. Segue-se a visita à Pró-Catedral de Santa Maria, às 15h30, e a visita privada ao Centro de Dia dos Padres Capuchinhos para famílias sem-abrigo, às 16h30.
O ponto alto do primeiro dia de visita decorre no estádio de Croke Park, onde o Papa Francisco se encontra com mais de 30 mil inscritos no 9º Encontro Mundial das Famílias. Sob o tema ‘O Evangelho da família, alegria do mundo’, o encontro reúne participantes oriundos de mais de cem países.
A manhã do dia 26 de agosto é dedicada à visita à basílica do Santuário mariano de Knock, em County Mayo, no nordeste da ilha, onde o Santo Padre recita o Angelus. Às 15 horas, o Papa Francisco encontra-se uma vez mais com os participantes no Encontro Mundial das Famílias, celebrando a Eucaristia que encerra o encontro, no Parque Phoenix, em Dublin. Segue-se o encontro com os membros do episcopado irlandês no Convento das Irmãs Dominicanas.
A última visita papal apostólica à Irlanda decorreu quando o Papa São João Paulo II visitou a ilha, em 1979.