O Padre Francisco de Sales Baptista, sj, faleceu esta terça-feira, dia 19, em Braga. Tinha 89 anos de idade, 59 de sacerdócio e 73 de Vida Religiosa na Companhia de Jesus.
O sacerdote nasceu em São Jorge da Beira, Covilhã, a 17 de janeiro de 1928. Entrou na Companhia de Jesus a 7 de setembro de 1944, em Guimarães, onde fez o Junoriado. Estudou Filosofia em Braga, fez o tempo de Magistério em Soutelo e estudou Teologia em Oña, Burgos, Espanha. Foi ordenado sacerdote a 30 de julho de 1958. Fez a Terceira Provação em Salamanca, Espanha.
Foi professor, prefeito, formador de Postulantes, Espiritual dos Irmãos, Instrutor de Terceira Provação dos Irmãos, Sócio do Padre Mestre de Noviços, Reitor da Comunidade de Soutelo e Mestre de Noviços.
Em 1977 foi destinado à Residência do Sagrado Coração de Jesus (Mensageiro), em Braga, onde foi redator da revista Mensageiro, Bibliotecário e Espiritual.
Em 1986 foi enviado para a Casa de Escritores (Brotéria), em Lisboa, tendo desempenhado os cargos de Ministro da Comunidade, Secretário da Revista Brotéria e Ajudante de Bibliotecário.
Alguns anos mais tarde, e até falecer, passou a residir na Comunidade da Faculdade de Filosofia e do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração, em Braga. Voltou a colaborar, durante vários anos, com a revista Mensageiro e era Bibliotecário da Comunidade e do Apostolado da Oração.
Homem profundamente conhecedor da espiritualidade inaciana, dedicou-se a orientar Exercícios Espirituais e à direção espiritual.
Paz à alma de tão edificante, zeloso e apostólico sacerdote, grande mestre da vida no Espírito, formador, diretor de Exercícios e acompanhante espiritual de incontáveis pessoas.