A app Click To Pray foi uma das três aplicações apresentadas aos escuteiros que participaram no XIII Ciclo do Cenáculo Núcleo Cidade do Porto, que se realizou de 29 a 31 de março, na Escola Fontes Pereira de Melo, no Porto.
Para além da app Click To Pray, foram ainda divulgadas as app’s DRAVE – Scout Center, Base Nacional da IV Secção do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Drave, Arouca; e Albergue dos Sonhos. Três aplicações com propostas sobre vida espiritual, vida em campo e o centenário do Caminheirismo, respetivamente. A iniciativa realizou-se no terceiro dia de trabalhos, no âmbito do plenário #getonline, em que estiveram presentes cerca de 60 Caminheiros e Companheiros do CNE, com idades entre os 18 e os 22 anos.
O objetivo da equipa organizadora era promover um debate sobre a importância das aplicações móveis no escutismo e “desmistificar o uso da tecnologia” no Corpo Nacional de Escutas, já que “a tecnologia é encarada por muitos membros do CNE como uma barreira à verdadeira vivência escutista”, desvirtuando a “essência do escutismo”.
“Acreditamos que há um meio termo razoável em relação a este tema e a prova disso é, por exemplo, a crescente entrada das app’s s no escutismo”, algo que “tem vindo a enriquecer o universo ao qual, até então, estávamos habituados”, referem os membros da equipa organizadora do Fórum.
A apresentação da app Click To Pray, a plataforma oficial da Rede Mundial de Oração do Papa, iniciou-se com o download da aplicação, logo no início da sessão, seguindo-se uma explicação das funcionalidades da aplicação que já se tornou a terceira rede social do Papa Francisco.
Embora não seja uma aplicação móvel exclusiva ou específica para escuteiros, a app Click To Pray é também importante para estes jovens enquanto cristãos, pois envolve milhões de pessoas de todo o mundo comprometidas em oração com o Papa pelas grandes causas da Igreja e do mundo.
De forma a desenvolver hábitos de oração e a aprofundar a fé, foram, também, apresentadas outras propostas de reflexão e oração disponibilizadas pela Rede Mundial de Oração do Papa: a app Passo-a-Rezar, uma proposta de dez minutos de oração diária, em formato áudio, de inspiração inaciana; O Vídeo do Papa, uma gravação audiovisual com o próprio Papa, centrada na intenção mensal de cada mês; e as publicações periódicas Mensageiro do Coração de Jesus e Cruzada.
Partindo da questão ‘De onde venho, para pode vou?’, o fórum procurou criar espaços de discussão de ideias, de forma a transmitir aos participantes novas competências para o “caminho” e para a sua vida em sociedade. Neste sentido, Soraia Elisabete, caminheira do agrupamento 391 – Antas, sublinhou, no final do ciclo, a importância de participar nesta iniciativa, afirmando: “Somos todos cidadãos ativos nesta comunidade muitas vezes graças ao Cenáculo”.
Em relação aos ciclos anteriores, Maria Inês Marinho, caminheira do agrupamento 6 – Bonfim, notou diferenças positivas, considerando que esta edição procurou “trazer temas importantes que façam os caminheiros crescerem mais um pouco a todos os níveis”. Para a jovem participante, os plenários foram “bem sucedidos e dinâmicos”.