Os Diretores do Apostolado da Oração de 13 Dioceses reuniram, a 18 de outubro, em Fátima, onde foram dados a conhecer os novos estatutos da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), nos quais se apresentam os Centros AO como um dos modos de participação na RMOP, e apresentadas as conclusões do Encontro Europeu dos Diretores Nacionais da RMOP.
António Valério, sj, Secretário Nacional do Apostolado da Oração, esclarece que os Centros do Apostolado da Oração se enquadram, hoje, “dentro da Rede Mundial de Oração do Papa”, como um dos modos de participação, “que é o mais inspirador”. A Rede Mundial de Oração do Papa tem o Movimento do Apostolado da Oração como a “fonte” à qual se vai buscar “a vitalidade desta proposta espiritual de oração, vida e compromisso cristão”.
Foram, também, apresentados os projetos digitais ‘Click to Pray’ e o ‘Vídeo do Papa’ e discutidas outras iniciativas futuras do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração, como a celebração jubilar dos 175 anos da fundação do Apostolado da Oração no mundo inteiro, em 2019.
Houve, ainda, espaço para a partilha das experiências locais de Recriação. “Viveu-se um ambiente de partilha e entusiasmo com esta missão, apontando para modos concretos de ajudar os Centros e entrar num dinamismo renovado, com iniciativas que vão tendo lugar em várias Dioceses”, salienta o responsável.
A reunião contemplou, também, a apresentação e discussão do programa do Encontro Nacional do Apostolado da Oração para Equipas Diocesanas e Responsáveis dos grupos, que decorre de 24 a 26 de novembro, em Fátima, um momento de grande utilidade, quer do ponto de vista da formação, quer da partilha das atividades desenvolvidas a nível local pelos grupos do Apostolado da Oração.