“Conhecer intimamente a Cristo para buscar, encontrar, amar e oferecer a vida a Deus” foi o tema da conferência proferida hoje pelo diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal, P. António Sant’Ana, sj, no 4.º Congresso Nacional do Apostolado da Oração, que está a decorrer em Itaci – Campinas, no Estado de São Paulo, no Brasil, e tem como tema “Humildade e Mansidão”.
Na sua intervenção, o P. António Sant’Ana, sj abordou a forma como a espiritualidade inaciana, presente nos Exercícios Espirituais, pode ajudar os membros da Rede Mundial de Oração do Papa e os demais fiéis a viverem mais próximos da dinâmica do oferecimento das suas vidas ao Coração de Jesus.
Estando o Apostolado da Oração intimamente ligado à Companhia de Jesus, tem em si a marca desta centralidade de Cristo. As intenções mensais de oração que mobilizam os cristãos para a oração e para a compaixão pelo mundo são expressão do amor que Cristo tem pela humanidade sofredora. Nesta Rede de Oração, referiu o diretor nacional da RMOP-Portugal, fazemos do oferecimento quotidiano da vida uma forma de disponibilidade para colaborarmos na missão de Cristo Ressuscitado, que continua a incarnar em todas as situações da vida humana.
“Seja em quem faz a experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, seja em quem percorre o itinerário espiritual da Rede Mundial de Oração do Papa – ‘O Caminho do Coração’, respondemos ao chamamento do Reino que nos faz apóstolos do Coração de Jesus no coração do mundo”, sustentou o P. António Sant’Ana, sj.
Os trabalhos deste congresso eucarístico no Brasil terminam amanhã, 20 de outubro, e têm juntado milhares de pessoas ligadas ao Apostolado da Oração, à Rede Mundial de Oração do Papa e ao Movimento Eucarístico juvenil, que tem uma grande expressão e dinâmica naquele país.