fbpx

Dez anos de pontificado do Papa Francisco

Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui!

Foi assim, com estas palavras, que o cardeal Jorge Bergoglio se apresentou pela primeira vez na noite do dia 13 de março de 2013. Passada uma década do ministério petrino do Papa Francisco, encontramos nesse breve discurso muitas das coordenadas com que tem guiado a Igreja.

No nome escolhido, inspirado em São Francisco de Assis, imprimiu um modo de agir atento e preocupado com os mais pobres e com a ecologia. Basta pensar na sua primeira viagem a Lampedusa, menos de quatro meses depois da eleição, para mostrar proximidade com os refugiados e chamar a atenção para as periferias das nossas sociedades e para os descartados do mundo economicista e tecnológico atual. Em muitos dos seus discursos e documentos, como são as Cartas Encíclicas Laudato sì Fratelli tutti, encontramos um forte apelo a assumirmos a responsabilidade pela preservação e o cuidado da criação, promovendo a fraternidade universal e a solidariedade entre todas as pessoas, seja qual for a sua origem, cultura ou religião.

Nesse discurso inaugural, o Papa Francisco definiu-se a si mesmo como “Bispo de Roma”. Antevia-se já a experiência de sinodalidade que agora estamos a viver. Passados dez anos, estamos a caminhar todos juntos com o Papa para uma Igreja onde somos convocados a encontrar-nos e a envolver-nos ativamente. Por isso, a melhor forma de celebrar estes dez anos de pontificado é acolher este convite a participar na construção de uma Igreja renovada, capaz de responder aos desafios dos dias de hoje sempre fiel ao Evangelho.

Neste dia de celebração, fica uma última nota desse discurso proferido pelo Papa Francisco: antes de o Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. A Rede Mundial de Oração do Papa elabora mensalmente “O Vídeo do Papa”, uma iniciativa oficial de alcance global cujo objetivo é difundir as intenções de oração que o Santo Padre nos confia mensalmente. Hoje evocamos esse seu pedido e rezamos com o Papa, sabendo que precisa das nossas orações, pedindo a Jesus – o Bom Pastor – que o abençoe na sua missão de Pastor da Igreja.

P. António Sant’Ana, sj

Diretor Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa-Portugal

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega