fbpx

Convivência pacífica no centro d’O Vídeo do Papa com Leão XIV

A nova edição de ‘O Vídeo do Papa‘ apresenta a intenção de oração do Papa Leão XIV para o mês de agosto: Pela convivência comum. Numa época marcada por crescentes divisões sociais, o Sumo Pontífice pede que se reze “para que as sociedades em que a convivência parece mais difícil não sucumbam à tentação do confronto por razões étnicas, políticas, religiosas ou ideológicas”.

O vídeo, produzido em colaboração com a Fundação Jesuíta de Comunicação (JesCom), mostra imagens que retratam as divisões presentes no mundo contemporâneo: guerras, conflitos e actos de violência que causam destruição, obrigam as pessoas a fugir das suas terras e provocam a solidão existencial. Contudo, o Papa oferece uma mensagem de esperança, dirigindo-se especialmente aos jovens, cujo Jubileu coincide com o lançamento desta edição.

Na oração criada especialmente pela Rede Mundial de Oração do Papa, Leão XIV descreve a realidade atual: “Vivemos tempos de medo e divisão. Às vezes, agimos como se estivéssemos sozinhos, levantando muros que nos afastam uns dos outros”. Face a esta situação, o Papa pede ao Espírito Santo que “torne a acender em nós o desejo de compreender-nos, de escutar-nos, de conviver com respeito e compaixão”.

O Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, Pe. Cristóbal Fones, sj, sublinha que “todos podemos promover a convivência pacífica”, começando por “trabalhar sobre si mesmo para arrancar do coração o orgulho, as exigências, as palavras negativas que ferem e matam”. O sacerdote enfatiza ainda a necessidade de deixar de lado os preconceitos e enfrentar o medo do que é diferente: “É preciso aproximar-se com respeito para escutar ao outro, que sempre tem algo único que ensinar”, através do diálogo que permite “buscar o que nos une e abrir caminhos de colaboração para o bem comum”.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega