Conferência internacional assinala no Cristo Rei os 100 anos da Solenidade de Cristo Rei
O Santuário de Cristo Rei, em Almada, acolhe entre os dias 21 e 23 de novembro de 2025 a Conferência Internacional “Christ the King”, que assinala o centenário da instituição da Solenidade de Cristo Rei pelo Papa Pio XI, através da Carta Encíclica Quas Primas. Organizado em parceria com a Rede Mundial de Oração do Papa, o encontro evoca também os 350 anos das revelações do Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque e os 50 anos da beatificação de Maria do Divino Coração.
O Dicastério para a Evangelização concedeu o seu patrocínio oficial ao evento, inserindo-o igualmente no calendário jubilar do Ano Santo, disponível no site oficial do Jubileu 2025.
Na mensagem enviada aos organizadores, o arcebispo D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério, sublinha que o lema jubilar “Peregrinos da Esperança” recorda a missão fundamental dos cristãos:
Ser portadores eficazes da Esperança, isto é, da ressurreição de Cristo e da vida eterna”.
Evocando os vários aniversários celebrados pelo congresso, D. Rino Fisichella afirma que todos estes marcos “enriquecem o sentido do evento e oferecem a oportunidade de aprofundar a renovação espiritual”.
O pró-prefeito conclui desejando que:
Todos possam viver nestes dias um encontro concreto e pessoal com a Misericórdia de Deus, participando — ainda que distantes fisicamente de Roma — ativamente do Jubileu, para que regressem às suas casas como autênticos ‘Peregrinos da Esperança’”.
Reunindo destacados oradores nacionais e estrangeiros, o programa propõe três dias de reflexão, oração e celebração sobre o significado atual do reinado de Cristo.
Entre os conferencistas confirmados estão o Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, o Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito de Lisboa, o Pe. Ottavio de Bertolis, professor na Sapienza Università di Roma, a Irmã Glória Riva, fundadora das Adoradoras Perpétuas do Santíssimo Sacramento, e o Pe. Étienne Kern, reitor do Santuário de Paray-le-Monial.
O programa integra palestras, o concerto Rex Gloriae, a exibição inédita em Portugal do filme Sacré-Cœur, no sábado, 22 de novembro, às 21h15, momentos de adoração eucarística e culmina com a missa solene da Solenidade de Cristo Rei, presidida no domingo, 23 de novembro.

A conferência pode ser acompanhada presencialmente, no Santuário de Cristo Rei, ou online, através da WebApp oficial do evento (https://webapp.christtheking100.com), onde também é possível realizar a inscrição.
Promovida no marco do centenário, a iniciativa procura redescobrir o sentido espiritual e social da realeza de Cristo, reafirmando que o seu reinado não se funda no poder terreno, mas no serviço, no amor e na justiça. Tal como recordava o Papa Pio XI na Quas Primas, “não há meio mais eficaz de restabelecer a paz e a ordem do que procurar a restauração do reinado de Cristo”.
A celebração deste centenário, agora integrada no Ano Jubilar, é também ocasião para refletir sobre o impacto da encíclica de 1925 no mundo contemporâneo, marcado por novas formas de fragmentação e secularização, e para renovar a fé na “paz de Cristo no Reino de Cristo”.
Mais informações estão disponíveis através do site https://christtheking100.com ou através do e-mail info@christtheking100.com.







