É a 1 de abril que começa o período de entrega da declaração de rendimentos referentes a 2018. É, também, no momento em que cumprimos os deveres fiscais que somos chamados a ser solidários e a consignar 0,5% desse imposto a uma instituição social, cultural ou ambiental. Sem custos adicionais, um simples “X” na declaração de IRS canaliza essa percentagem do imposto pago ao Estado para o orçamento de uma instituição à nossa escolha para que possa cumprir a sua missão, fazendo mais e melhor pela sociedade.
Neste sentido, apresentamos sete instituições para as quais esta consignação fará toda a diferença. São sete obras da Companhia de Jesus que apoiam quem mais precisa: refugiados, famílias vulneráveis, jovens, migrantes, nações em desenvolvimento ou comunidades locais carenciadas.
Apenas poderá optar por uma instituição, mas aproveite para conhecer a vertente social do trabalho de cada uma delas. Pode sugerir estas instituições a familiares e amigos para que também eles possam contribuir para estas causas.
A Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) é uma organização da Companhia de Jesus que promove a educação para a cidadania global através do trabalho em rede e da criação de campanhas que alertam para as desigualdades sociais, promovendo a justiça social e a construção de um mundo melhor.
Pode ajudar esta instituição através do NIF 507 002 130.
O Centro Académico de Braga é o centro pastoral dos Jesuítas em Braga. É dirigido pela primeira equipa da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal e promove boas práticas de oração e de enriquecimento espiritual e humano junto dos adolescentes, dos universitários, dos profissionais e das famílias que procuram um espaço acolhedor para viver, com alegria e coerência, a fé em Jesus. Organiza tempos de oração e atividades formativas em linha com a intenção de oração mensal do Papa e colabora com diversas instituições católicas e civis de Braga, à luz do seu compromisso com o mundo e a Igreja.
Para apoiar este centro académico, digite o NIF 502 529 636.
O Centro Comunitário São Cirilo, sediado no Porto, é uma comunidade de inserção criada pelos Jesuítas para acolher e capacitar pessoas e famílias portuguesas e estrangeiras em situação de vulnerabilidade social (famílias despejadas de casa, pessoas sem-abrigo, estrangeiros sem emprego e sem apoio familiar, entre outros).
Doe a consignação do seu IRS utilizando o NIF 506 234 320.
O Centro Social da Musgueira, em Lisboa, é uma IPSS ligada à Companhia de Jesus que presta apoio social às crianças, jovens, idosos e famílias do bairro da Musgueira e dos bairros sociais vizinhos. Com 56 anos de atividade, a obra dispõe de ATL, jardim de infância, mediateca, salas de estudo e centro de dia, fornecendo, ainda, formação profissional, apoio domiciliário e atendimento à comunidade.
Apoie esta IPSS com o seu donativo através do NIF 500 954 445.
O Centro Social Paroquial do Cristo-Rei, em Almada, é uma instituição da Paróquia de São Francisco Xavier de Caparica que apoia uma comunidade caracterizada por uma forte população imigrante e de baixos recursos. É através do auxílio prestado desde a infância à terceira idade que o Centro Social procura contribuir para o bem estar destas populações.
Para ajudar, consigne 0,5% do seu IRS, utilizando o NIF 501 723 374.
O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) é uma organização internacional católica, que tem como missão “Acompanhar, Servir e Defender” os refugiados deslocados à força e imigrantes em situação vulnerável. O JRS está presente em cerca de 60 países e serve perto de um milhão de refugiados. Existe, em Portugal um centro de acolhimento do JRS responsável por diversos projetos que ajudam anualmente muitas centenas de imigrantes e também refugiados.
Apoie esta causa colocando na sua declaração de rendimentos o NIF 504 776 150.
Os Leigos para o Desenvolvimento são uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) católica que trabalha em prol do desenvolvimento das comunidades locais em países de expressão portuguesa, para além de Portugal. Têm como pilares o voluntariado e a gratuidade, a simplicidade e o espírito de serviço, a vida comunitária e a espiritualidade inaciana. São os jovens voluntários que promovem estes valores através do seu trabalho no terreno, estando atualmente presentes em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Em Portugal, promovem, ainda, um programa de desenvolvimento comunitário no Pragal e na Caparica, em Almada.
O seu contributo pode chegar até esta ONGD através do NIF 501 917 705.