O auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Delegação de Braga da Universidade Católica Portuguesa acolheu, a 6 de janeiro, a apresentação da primeira equipa da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) em Portugal. A equipa, que deu a conhecer o seu programa de atividades para o primeiro semestre de 2018, fará o apoio à direção do Centro Académico de Braga (CAB), obra da pastoral juvenil da Companhia de Jesus em Braga.
Formada por leigos, a equipa RMOP de Braga procura dinamizar a vida de oração e o compromisso cristão dos seus membros através de “propostas dirigidas à comunidade”, bem como através de outras propostas “abertas à cidade”, em linha com a intenção de oração mensal do Santo Padre. Tem como missão “ajudar os frequentadores do CAB a rezar [diariamente] e agir com as intenções do Papa”, movidos pelo “dinamismo missionário da Igreja em saída, alimentado pela vida de oração e de intimidade com Cristo”, como explicam os responsáveis em comunicado.
Das propostas apresentadas, destaca-se a realização de um tempo de oração mensal no CAB, a organização de tempos de oração em paróquias da cidade e a promoção de iniciativas abertas ao público em geral, como conferências, jornadas de reflexão e iniciativas sociais, sempre orientadas pela intenção do Papa para o mês em questão.
As propostas espirituais da RMOP e as suas iniciativas digitais, como O Vídeo do Papa, o Click To Pray e o Passo-a-Rezar, serão, de acordo com os responsáveis da equipa, uma mais-valia na criação de hábitos de oração diária junto dos membros da comunidade do CAB.
Esta apresentação decorreu no âmbito do I Encontro Cabista, que reuniu “mais de duas centenas de antigos e atuais frequentadores do CAB”. “Momento de grande entusiasmo” para os participantes, o I Encontro Cabista constituiu uma oportunidade para o CAB “se tornar uma comunidade ’em saída’, ao encontro da realidade eclesial e local” de Braga, como destacou o P. Manuel Vaz Pato, sj, antigo Diretor do CAB, presente na sessão.
Para além das atividades que serão promovidas até ao verão no âmbito da RMOP, o CAB oferece “um programa de atividades específicas de formação humana e cristã para várias faixas etárias, desde crianças e adolescentes até jovens famílias, passando pelos universitários e jovens trabalhadores”, sublinha a Direção do CAB.