fbpx

Apostolado da Oração do Barco celebrou 125 anos

O Centro do Apostolado da Oração (A.O.) da paróquia de Barco, Covilhã, na diocese da Guarda, celebrou recentemente os 125 anos de atividade. Dado o simbolismo deste jubileu, as zeladoras quiseram assinalar o aniversário, mostrando a vitalidade do Centro e procurando retemperar energias e motivação para dar continuidade à obra iniciada no século XIX.

O programa incluiu a celebração da Eucaristia, seguida de uma procissão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, um momento muito participado e vivido intensamente. Associaram-se aos festejos outros organismos, nomeadamente os escuteiros, que embelezaram a entrada da igreja (com um tapete e um coração de flores) e participaram na procissão.

Iniciado a 8 de junho de 1893 pelo padre António dos Santos Delgado, o Apostolado da Oração tem-se mantido ao longo dos tempos com muita vitalidade e cumprindo a função para que foi criado: oração e boa ação.

Nestes anos todos, “os vários párocos que pertenceram e dirigiram esta comunidade católica sempre apoiaram, dinamizaram e incentivaram todas as pessoas que um dia pertenceram a esta associação”, afirmam os responsáveis do A.O. de Barco, que recordam o padre Curto, prior da comunidade durante mais de 60 anos que, “pelo seu entusiasmo e exemplo, sempre motivou, orientou e aconselhou as zeladoras deste organismo”.

Atualmente, a direção das zeladoras do Centro do Apostolado da Oração de Barco é constituída por Maria de Lurdes Serra Marques (presidente), Maria José Rocha Marques (secretária) e Maria da Conceição Alves Galvão (tesoureira).

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega