O Apostolado da Oração (AO) da Diocese de Lisboa organizou, a 22 de outubro, uma peregrinação com cerca de 250 membros do AO rumo ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Filomena Pires, presidente da Direção Diocesana, considera que foi um “momento forte de espiritualidade”, que começou cedo, no início da viagem de autocarro, com a oração de partida e do terço. Foram meditados os mistérios gozosos.
Chegado a Fátima, o grupo de peregrinos concentrou-se no Centro Pastoral Paulo VI para a oração da manhã, conduzida por Pe. Dário Pedroso, sj, Diretor Diocesano. O responsável deu, ainda, uma palestra sobre as Aparições de Fátima, que serviu de orientação para a reflexão pessoal sobre duas questões: “O que é que vossemecê me quer?”, a pergunta feita por Lúcia a Nossa Senhora, e “Quereis oferecer-vos a Deus?”, a pergunta que Nossa Senhora fez aos Pastorinhos.
Após um período de meditação individual em silêncio, os peregrinos participaram na Eucaristia oficial do Santuário, concelebrada pelo Pe. Dário Pedroso, sj, na Basílica da Santíssima Trindade, às 12h30.
O grupo esteve também na oração do terço integrada no programa oficial do Santuário, na Capelinha das Aparições, meditando sobre os mistérios gloriosos. Seguiu-se a Procissão Eucarística, com os estandartes do Apostolado da Oração das diversas paróquias participantes.
No regresso a Lisboa, rezou-se o terço, meditando sobre os mistérios da Luz, a oração de ação de graças e a oração pela paz.
Nas palavras de Filomena Pires, “realizou-se realmente peregrinação”, isto é, fez-se uma “caminhada ao encontro do Senhor pela mão de Nossa Senhora, que certamente intercedeu largamente pelos peregrinos”. A responsável sublinha a sua satisfação: “Regressámos felizes, mais unidos aos Corações de Jesus, de Maria e uns dos outros, e mais fortalecidos para a caminhada diária, graças ao louvor ao Senhor, nosso Pai e nosso Deus”.