A oração é um ato de amor

“O coração da missão da Igreja é a oração”. (Papa Francisco).

Aprender a rezar é tão necessário quanto difícil. É por isso que queremos iniciar contigo um caminho para aprender a rezar. Não para que repitas mecanicamente frases aprendidas ou caias num monólogo em que simplesmente esperas que o tempo se acabe. O que desejamos é convidar-te a entrar num tempo diferente, em que a oração é a música que dá ritmo à tua vida, oxigénio que limpa, respiração que inspira movimento, relação que sustenta, encontro que pacifica.

A oração é, acima de tudo, um ato de amor, de gratuidade, de estar ao lado d’aquele que te criou e te ama até à loucura. É por isso que o maior ato de amor é a contemplação, contemplar e deixar-se contemplar, olhar com o coração e deixar-se olhar. A oração é sobretudo esse ato de amor de se deixar ver pelo Senhor e ver o Senhor. É um ato de entrega mútua, sem pedir nada em troca, sem esperar nada além de estar plenamente presente um para o outro. Tu para o Senhor e o Senhor para ti.

Sabes o que acontece quando nos deixamos olhar pelo Senhor? O Senhor vê-nos tal como somos, na nossa beleza e bondade interiores, e esta forma de olhar transforma-nos. Esta semana, proponho que faças o exercício simples de te deixares olhar pelo Senhor e procurares esse olhar. Quando fores rezar, não te preocupes com o que vais dizer, esquece as palavras. Acende uma vela, coloca um tapete, prepara o lugar e dispõe-te ao encontro com uma música suave, que te conduza ao silêncio partilhado com o Senhor. Pede-lhe que te olhe e deixa-te olhar por Ele. Procura o seu olhar e descobre como Ele te vê. O Senhor irá alegrar-se por te encontrar na oração.

Bettina Raed | Coordenadora Internacional de O Caminho do Coração

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega