fbpx

A.O. de Colares empenhado na oração e na ação

O Centro do Apostolado da Oração (A.O.) da Paróquia de Colares, Sintra, Patriarcado de Lisboa, reativado em março de 2015, promoveu, ao longo dos últimos três anos, diversas iniciativas de oração e de formação com o espírito renovado.

Do trabalho desenvolvido, destaca-se a propagação da devoção do Sagrado Coração de Jesus, nas primeiras sextas-feiras, e do Imaculado Coração de Maria, nos primeiros Sábados. Estas devoções inspiraram os membros do A.O. de Colares a criar pagelas próprias, que incluem, para além destas devoções, outros temas, como a Santa Missa, o Sacramento da Penitência com Exame de Consciência e a oração de reparação.

Para além do cumprimento desta função primordial dos grupos do A.O., o Centro de Colares promoveu iniciativas inovadoras, como o concurso de presépios, a campanha ‘Um pacote em cada mão’, para a recolha de alimentos, ou a ‘Caixa de troca de Intenções’, localizada à entrada das igrejas da paróquia, para a partilha de intenções pessoais, “para serem rezadas por quem as retire da caixa”, como explica Patrícia Moraes Sarmento, presidente do A.O. da Paróquia de Colares, em nota enviada à redação.

A criação da página da Internet do Centro do A.O. de Colares ‘Determinados a ser santos‘ marca, também, um ponto de viragem nos trabalhos realizados, dado que facilita a divulgação de informações úteis de diversa natureza, tais como informações sobre a doutrina, a Paróquia, as intenções do Papa, as intenções paroquiais semanais, as histórias, os ensinamentos e as orações dos santos, os livros e os sites aconselhados, as atividades do Apostolado da Oração, como campanhas e conferências, ou o exame de consciência, entre outras. Para além deste meio de comunicação, o Centro do A.O. de Colares divulga as suas atividades através do jornal da paróquia.

A iniciativa ‘Adoração em cada aldeia’ procurou incentivar a adoração semanal da Hora Santa em cada aldeia da paróquia, através da criação de brochuras com a oração da intenção mensal comum a todas as aldeias, juntamente com outras orações e música sacra, tendo como objetivo a “reparação e consagração aos dois Corações”.

Os trabalhos de restauro e requalificação da Igreja da Misericórdia, de 1623, e de uma casa anexa pertencente à paróquia, possibilitaram a criação de um “espaço de encontro dedicado à espiritualidade e à oração”. O fim das obras na igreja, previstas para o final de janeiro, é esperado com expectativa, pois trata-se de “uma mais-valia para aumentar a espiritualidade dos encontros do AO e o Encontro com Deus”, como afirma a responsável.

Momentos altos do triénio: Jubileu da Misericórdia e Centenário das Aparições de Fátima

No Ano do Jubileu da Misericórdia, em 2015, o Centro do A.O. de Colares distribuiu pagelas com a explicação das obras de misericórdia, convidando os fiéis a praticar estas ações, e preparou oratórios peregrinos da Divina Misericórdia, acompanhados por livros de oração. Em novembro de 2015, o Centro do A.O. de Colares lançou o projeto ‘A Vida em Cristo’, uma palestra mensal, orientada por um sacerdote que aborda “temas da vida [dos crentes] vivida em Cristo”.

Em abril de 2016, teve início um encontro mensal de aprofundamento da fé alicerçado nos ensinamentos dos santos. Os participantes estudaram a Suma Teológica (S. Tomás de Aquino), e o Caminho de Perfeição (Santa Teresa d’Ávila).

No âmbito do Centenário das Aparições de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (1917-2017), procedeu-se à Consagração Total à Virgem Maria, de acordo com o método de São Luís Maria Grignion de Montfort e preparada pelas irmãs da Fraternidade Arca de Maria.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega