fbpx

A Festa da Vida

A luz solar traz uma nova transparência. A temperatura dá-nos energia sem nos abafar. O colorido das flores abre-nos os olhos às surpresas de cada dia. A vida vai desabrochando, convidando à dança sem nos obrigar os passos. Se a chuva não vier e se vivemos no hemisfério norte, é assim que experimentamos o mês de maio. A Igreja não podia ter escolhido melhor mês para Maria.

As crianças vivem abertas ao mistério e até compreendem o que parece incompreensível. Mas, na hora dos porquês e das perguntas, o grande desafio é ser simples e verdadeiro.

Antes das perguntas é provável que já alguém tenha falado de Maria. Se a criança tem Jesus como o seu maior amigo, dizer-lhe que Maria é a mãe de Jesus e que Ele a partilha connosco é essencial para que a sinta como sua mãe e como uma grande amiga.

 

Como era a vida de Maria quando era pequenina?

Para responder a esta pergunta não podemos recorrer diretamente à Bíblia ou a dados biográficos comprovados. Podemos recorrer aos conhecimentos culturais e religiosos que temos daquele tempo e dar uma resposta que corresponda à verdade do que sabemos de Maria.

Maria era uma menina judia que, como o seu povo, esperava ansiosamente que o enviado de Deus chegasse. Era uma menina como as outras. Brincava, fazia jogos e gostava de ajudar, em casa ou na aldeia, idosos ou crianças que precisassem. Gostava de todas as pessoas. Às vezes, também era capaz de fazer traquinices. Mas de certeza que nunca quis magoar ou fazer mal a alguém.

Maria tinha uma amizade muito especial com Deus. Todos os dias conversava com Ele, no silêncio do seu quarto.

Num desses momentos Maria recebeu, através do anjo, o convite de Deus para ser a mãe de Jesus. Maria ficou muito espantada mas disse que sim e, cheia de amor, aceitou ser a Mãe do Filho de Deus.

Maria fez tudo o que Deus lhe pediu. Ainda hoje ajuda toda a gente a conhecer e a amar melhor Jesus. Maria quer ver-nos muito próximos de Jesus. Como uma forma de respeito, também podemos tratar Maria por Nossa Senhora.

 

Nossa Senhora? Mas eu já ouvi falar em várias… de Fátima, da Lapa, do Sameiro… e elas têm roupas e caras tão diferentes!

É mesmo assim. Há muitos lugares onde nos podemos aproximar mais de Maria, igrejas ou santuários onde se reza para que Ela peça a Jesus pelas nossas necessidades. Cada um desses lugares fica em sítios muito diferentes e as pessoas gostam que Maria se vista e se pareça com as pessoas daquele sítio. Maria tem vários vestidos. Se olharmos para as fotografias da nossa mãe, ela também não está sempre vestida da mesma maneira, mas é sempre a mãe.

 

E Maria apareceu aos pastorinhos em Fátima?

É verdade que eles falavam muito com ela e que ela lhes pediu para rezarem muito para que as pessoas fossem mais parecidas com Jesus e deixassem de se tratar mal.

Através de Maria, Deus ofereceu-nos o melhor dos presentes: Jesus. Maio é um mês cheio de cor e alegria, em que celebramos a vida que recebemos através de Maria.

 

Domingas Brito e José Maria Brito, sj

Ilustração: www.damadearroz.com

(in Mensageiro do Coração de Jesus – Maio 2016)

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega