O Papa Francisco abriu oficialmente o Ano de Oração, no Domingo da Palavra de Deus, a 21 de janeiro. Durante a oração do Angelus, o Santo Padre anunciou que os próximos meses levar-nos-ão à abertura da Porta Santa, com a qual iniciaremos o Jubileu.
“Peço-vos que intensifiqueis a vossa oração, a fim de nos prepararmos para viver bem este acontecimento de graça e experimentar nele a força da esperança de Deus”, afirmou Francisco, esclarecendo que 2024 será “um ano dedicado a redescobrir o grande valor e a necessidade absoluta da oração na vida pessoal, na vida da Igreja e no mundo”.
Um tempo para redescobrir o valor da oração
Na Conferência de Imprensa em que foi apresentado o Ano da Oração de preparação para o Jubileu 2025, o arcebispo Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, informou que 2024 será “um ano durante o qual o horizonte espiritual do evento jubilar, que vai muito além de qualquer forma necessária e urgente de organização estrutural, deverá emergir mais claramente”.
D. Rino Fisichella esclareceu que “não se trata tanto de um ano com iniciativas particulares, mas de um tempo privilegiado para redescobrir o valor da oração, a necessidade da oração quotidiana na vida cristã, o modo como rezar e, sobretudo, como educar para rezar hoje, na era da cultura digital, para que a oração seja eficaz e fecunda”.
Para responder a esta necessidade, o Dicastério preparou alguns instrumentos que podem acompanhar a meditação e a leitura e ajudar a compreender melhor o valor da oração. Concretamente, as 38 catequeses que o Papa Francisco expôs de 6 de maio de 2020 a 16 de junho de 2021, que consideram vários momentos de oração. Além disso, como destacou Monsenhor Graham Bell, subsecretário encarregado da Secretaria do Dicastério, a Libreria Editrice Vaticana vai publicar uma série de pequenos textos que aprofundam as várias dimensões da oração cristã, assinados por autores de renome internacional e editados por este Dicastério.
O primeiro livro Rezar hoje: Um desafio a vencer, com prefácio do Papa Francisco, é assinado pelo cardeal Angelo Comastri, antigo Vigário-Geral da Cidade do Vaticano e Arcipreste da Basílica de São Pedro. O texto, já disponível, recorda-nos a necessidade da oração e propõe-nos alguns ensinamentos sobre como ter “um olhar e um coração diferentes”, destacando figuras que testemunharam a fecundidade da oração: Santa Teresa de Lisieux, São Francisco de Assis e Madre Teresa de Calcutá.
Os próximos volumes a ser publicados em breve são:
– Gianfranco Ravasi, Rezar com os Salmos (Fevereiro de 2024)
– Juan López Vergara, A oração de Jesus (Fevereiro de 2024)
– Paul Murray OP, Rezar com santos e pecadores (Março de 2024)
– Antonio Pitta, As parábolas da oração (Março de 2024)
– Monges Cartuxos, A Igreja em oração (Março de 2024)
– Catherine Aubin, A oração de Maria e dos santos (Abril de 2024)
– Ugo Vanni, A oração que Jesus nos ensinou: «Pai Nosso» (Abril de 2024)
Rezar com o Click To Pray
Todas as semanas, às terças-feiras, o Click To Pray propõe nas redes sociais Facebook e Instagram meditações e reflexões sobre a importância da oração na vida de cada um e de que forma a oração pode transformar a nossa vida e a nossa relação com os outros e com Deus.
Foto: Site Jubileu 2025