Esta semana, temos vindo a meditar nos nossos corações como o outro é um dom na nossa vida e, portanto, a esmola é uma oportunidade de participarmos desse dom. Nesta sexta-feira, somos interpelados, na liturgia, por este imperativo que ressoa fundo: “Escuta Israel” – diz o Senhor. Atenta à minha Palavra.
Como Israel, também nós somos convidados a escutar, atentos, a Palavra que o Pai nos dirige: ama a Deus acima de todos e ao próximo como Filho de Deus. Esta é a banda sonora da vida de qualquer cristão. É a música de fundo que ressoa nos nossos corações. É o grande mandamento, não porque ordena mas porque liberta. Liberta porque nos conduz ao reino de Deus. Por isso, escuta. Por isso, age a partir daquilo que escutaste do Pai. Por isso, olha para o outro como filho de Deus. Por isso, não sejas indiferente. Não sejas medíocre. Vive para Deus e não te esqueças do teu irmão, porque o outro é dom.
Oração
Concede-me, Senhor,
a Graça de saber escutar a tua Voz na minha vida,
de cumprir sempre a tua vontade
e de ver o outro como um irmão,
Filho do mesmo Pai.
Desafio da semana – para reter no coração…
Refere o Papa Francisco, na sua mensagem para a quaresma de 2017:
“A Quaresma é um tempo propício para abrir a porta a cada necessitado e nele reconhecer o rosto de Cristo. Cada um de nós encontra-o no próprio caminho. Cada vida que se cruza connosco é um dom e merece aceitação, respeito, amor”.