“O impacto da imagem” é o tema deste ano das Jornadas de Comunicação, que se realizam nos dias 26 e 27 de setembro, na Domus Carmeli, em Fátima, por iniciativa conjunta do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal.
O programa prevê conferências, debates e workshops sobre a importância da imagem e a utilização do Instagram. O objetivo é refletir sobre os desafios da comunicação da Igreja sobretudo junto dos jovens, dar a conhecer estratégias de divulgação de eventos, marcas e pessoas e demostrar a importância do Instagram na comunicação de uma instituição eclesial.
Neste sentido, as Jornadas de Comunicação contam com figuras de referência nestas áreas. A conferência inicial, marcada para dia 26, às 11h30, é proferida por monsenhor Lucio Adrian Ruiz, Secretário do Dicastério para a Comunicação (Santa Sé) e tem como tema “Imagem – um canal de comunicação com o homem da era digital”.
Às 15h00, inicia-se o painel dedicado ao tema “Comunicar um evento, um produto, uma pessoa”. Os convidados são Ricardo Florêncio, responsável pela comunicação do Rock in Rio, e Fábio Lopes – “Conguito”, Youtuber, locutor da Rádio Mega Hits.
Pelas 17h00, Ivo Neto, jornalista do “Jornal de Notícias” e professor de Comunicação, fala sobre “Comunicar na era da convergência multimédia”. Às 19h00, a “Juvenil 2.0”, “O Laboratório da Fé” e a “Missão País” apresentam as suas estratégias de comunicação no Instagram.
No dia 27, às 10h00, Paulo Salgado, professor da Universidade do Minho, orienta um workshop sobre “Instagram: a influência e o poder da imagem-estratégias e práticas”. Durante a tarde, das 15 às 17h00, decorrem mais dois workshops dedicados à projeção da imagem institucional nas redes sociais. A designer de comunicação da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal, Francisca Cardoso Girão, ministra o workshop intitulado “Da imaginação para o ecrã: todos os passos para elaborar materiais gráficos para a web”. Henrique Matos e Tiago Azevedo Mendes, da Agência Ecclesia, orientam o workshop vocacionado para a “Captação, realização e edição de vídeos”.
As Jornadas destinam-se a todas as pessoas que trabalham na área da comunicação institucional interessadas em aprofundar conhecimentos e práticas relacionadas com a comunicação de pessoas, marcas, produtos e eventos, nomeadamente através do Instagram.
Faça já a sua inscrição.