Entre os dias 5 e 12 de maio, as propostas do Passo-a-Rezar convidam à oração pelas vocações. Esta é uma forma de estar em sintonia com a Semana de Oração pelas Vocações, que acontece entre o III Domingo da Páscoa (este ano, a 5 de maio) e o IV Domingo da Páscoa, também conhecido como Domingo do Bom Pastor (este ano, a 12 de maio). Esta Semana tem como tema A coragem de arriscar pela promessa de Deus, um tema baseado na Mensagem do Papa Francisco para o 56.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
Os textos destes dias, da autoria de Elias Couto, convidam a perceber a vocação de cada um à santidade, que se realiza vivendo em Deus a vida de todos os dias.
Além disso, os textos e áudios convidam também a rezar de forma particular por todos os que se sentem chamados à vocação sacerdotal ou à vida religiosa, para que o Senhor envie trabalhadores para a sua messe e para que a missão da Igreja seja abençoada com novas vocações.
As propostas de oração integram um conjunto de materiais preparados para esta Semana pelo Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional de Braga, materiais esses que são propostos pela Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.
Na Mensagem para o 56.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o Papa Francisco afirma que “a vocação é um convite a não ficar parado na praia com as redes na mão, mas seguir Jesus pelo caminho que Ele pensou para nós, para a nossa felicidade e para o bem daqueles que nos rodeiam”.
Francisco fala na “necessidade dum renovado esforço por parte de toda a Igreja – sacerdotes, religiosos, animadores pastorais, educadores – para que se proporcionem, sobretudo aos jovens, ocasiões de escuta e discernimento. Há necessidade duma pastoral juvenil e vocacional que ajude a descobrir o projeto de Deus, especialmente através da oração, meditação da Palavra de Deus, adoração eucarística e direção espiritual”.