Mais de 30 pessoas, de vários pontos do país, participaram no Retiro em Silêncio, promovido pela Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), em Fátima, no âmbito das comemorações dos 175 anos do Apostolado da Oração (AO). Algumas pessoas fazem parte de Centros do Apostolado da Oração, outras conhecem a Rede Mundial de Oração do Papa através das suas publicações e iniciativas digitais.
O retiro, orientado pelo P. António Valério, sj, proporcionou uma visita às fontes do Apostolado da Oração, a partir dos pontos indicados pelos bispos portugueses na Nota Pastoral sobre os 175 anos desta obra pontifícia.
Foram também três dias – de 7 a 10 de março – de encontro pessoal com Deus e de conhecimento das intenções mensais do Papa pelos desafios da humanidade e missão da Igreja. No silêncio da oração, os participantes encontraram modos concretos de se tornarem, no seu dia a dia, discípulos missionários destas propostas do Santo Padre.
No final do encontro, ficou claro o compromisso assumido por todos em, através da oração pessoal e do oferecimento diário das suas vidas, de integrarem a missão da RMOP.
As atividades do programa comemorativo dos 175 anos do AO prosseguem com uma peregrinação a Roma, em junho. O encerramento deste ano jubilar acontece nos dias 19 e 20 de outubro, com um Colóquio sobre o Coração de Jesus e a peregrinação nacional do AO, que coincidem com o encerramento do Ano Missionário.