O jornalista e biógrafo do Papa Francisco, Austen Ivereigh, vai estar em Braga, no dia 11 de março, para falar sobre o presente e o futuro do Cristianismo na Europa. A conferência realiza-se no Espaço Vita, às 21h15, e prevê a abordagem de questões relevantes que marcam a atualidade na Igreja Católica: perseguição cultural; presença do Islão e abusos sexuais.
O tema da conferência vem de encontro à intenção de oração que o Papa confia à sua Rede Mundial de Oração no mês de março: reconhecimento dos direitos das comunidades cristãs. A reflexão e debate centram-se na situação da Igreja num contexto de secularização, como acontece na Europa, sobretudo através da discriminação social, política e mesmo jurídica que visa, antes de mais, a laicização do espaço público e a redução da fé à esfera da vida privada.
Há ainda outros temas de análise obrigatória, tratando-se de um especialista em assuntos políticos e religiosos, grande conhecedor do pensamento do Papa Francisco e comentador de assuntos católicos em meios tão influentes como BBC, a Sky, a ITV e a Al-Jazeera. Austen Ivereigh tocará o sensível e polémico assunto dos abusos sexuais na Igreja, assim como a questão do diálogo com o Islão, premente para uma convivência mais pacífica, sobretudo em território europeu.
Antigo editor-adjunto do semanário The Tablet, Austen Ivereigh exerceu durante algum tempo as funções de porta-voz e assessor de relações públicas do arcebispo emérito de Westminster, cardeal Cormac Murphy-O’Connor, sendo ainda o cofundador da Catholic Voices, um projeto de comunicação que está representado em treze países. É autor de vários livros, com destaque para a biografia do Papa: “Francisco – o Grande Reformador. Os caminhos de um Papa radical” e “How to Defend the Faith Without Raising Your Voice”. Escreve regularmente para diversos jornais e vive em Oxfordshire, Inglaterra.
No próximo dia 11 de março é o convidado da Rede Mundial de Oração do Papa, da Arquidiocese de Braga e do Centro Académico de Braga para uma conferência sobre “O Cristianismo na Europa: presente e futuro. Perseguição cultural, presença do Islão e abusos sexuais”. Esta iniciativa tem como media partners o jornal Diário do Minho e o Ponto SJ.