Uma Rede que é Serviço

“Não se deve pensar nesta missão de comunicar Cristo como se fosse algo apenas entre mim e Ele. Ela é vivida em comunhão com a própria comunidade e com a Igreja. Se nos afastarmos da comunidade, afastamo-nos também de Jesus”.1

Jesus não agiu sozinho, procurou homens e mulheres, formou-os e fez-se ajudar por eles para tornar possível o anúncio do reino de Deus. Esta comunidade dos primeiros viveu com Jesus e, após a sua partida, com a vinda do Espírito Santo, que foi derramado sobre eles como Igreja, compreenderam então aquilo a que tinham sido chamados. O misterioso plano de Deus de nos tornar seus colaboradores está ligado a esta Igreja que só consegue compreender a mensagem de Jesus pela ação do Espírito Santo. Não há Jesus Cristo Salvador sem a Igreja de colaboradores, são um único sonho do Pai, ambas as realidades são inseparáveis no mistério da salvação. O Pai envia o seu Filho e Ele envia a sua Igreja de discípulos colaboradores na sua missão. Somos um corpo solidamente unido em Cristo Jesus.

O Evangelho de Lucas, capítulo 10, 1-12, diz-nos: “Naquele tempo, o Senhor designou outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, a todas as cidades e lugares onde Ele havia de ir”. E o evangelista continua, colocando nas palavras de Jesus conselhos e recomendações para esta missão. Estas palavras já não se dirigem ao grupo dos doze apóstolos, mas a um numeroso grupo de discípulos que Ele envia para colaborar com Ele na sua missão.

Podem também ser para nós uma carta fundamental para a nossa própria vida. A Igreja e cada um de nós somos marcados pelo envio de Jesus. O desejo original do próprio Jesus era que os seus discípulos “se pusessem a caminho”, que iniciassem o movimento profético de uma Igreja que sai de si mesma ao encontro dos irmãos, colocando-se ao serviço dos outros.

“De algum modo, tens de ser missionário, como o foram os apóstolos de Jesus e os primeiros discípulos, que foram anunciar o amor de Deus, que saíram para dizer que Cristo está vivo e merece ser conhecido. Santa Teresa do Menino Jesus viveu-o como parte inseparável da sua oferta ao Amor misericordioso: ‘Queria dar de beber ao meu Bem-Amado e sentia-me eu mesma devorada pela sede de almas’. Esta é também a tua missão. Cada um cumpre-a à sua maneira, e verás como podes ser missionário. Jesus merece-o. Se tiveres coragem, Ele te iluminará, acompanhará e fortalecerá, e viverás uma experiência preciosa que te fará muito bem. Não importa se conseguirás ver algum resultado; deixa isso para o Senhor que trabalha no segredo dos corações, mas não deixes de viver a alegria de tentar comunicar o amor de Cristo aos outros”.2

O Passo Nove do Caminho do Coração, Uma rede mundial de oração e serviço atenta às necessidades da humanidade, não marca o fim do caminho, mas o início de outro: somos enviados com outros irmãos e irmãs a anunciar o reino de Deus, a experiência humanizadora da amizade com Jesus.

E este chamamento é para todos, formando uma numerosa comunidade sob o número simbólico dos setenta e dois. Hoje, na Rede Mundial de Oração do Papa, milhões de católicos invisíveis aos olhos do mundo, através da oferta das suas vidas, solidarizam-se com os desafios do mundo. Esta rede de corações é chamada e enviada a levar compaixão ao mundo, rezando pelos desafios da humanidade e pela missão da Igreja, encarnando-os nas nossas vidas com um testemunho evangélico.

Ao finalizarmos este caminho, convidamos-te a ofereceres diariamente a tua vida pelas intenções de oração do Papa, juntamente com esta enorme rede de oração e serviço.

“O próprio Senhor o disse: ‘Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros’ (Jo 13, 35)“.3

1 Carta Encíclica do Santo Padre Francisco sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus Dilexit nos, outubro 2024, n.º 212.

2 Dilexit nos, n.º 216.

3 Dilexit nos, n.º 212.

Bettina Raed | Vice-diretora internacional da Rede Mundial de Oração do Papa

(In Mensageiro do Coração de Jesus, dezembro de 2025)

© Freepik.com

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega