““Um homem trespassado, uma fonte aberta, um espírito de benevolência e de súplica. Os primeiros cristãos inevitavelmente viam esta promessa cumprida no lado aberto de Cristo, fonte de onde brota a vida nova. Ao percorrermos o Evangelho de João, vemos como aquela profecia se cumpriu em Cristo”.1 (Papa Francisco)
Escutámos e revivemos várias vezes o relato da última ceia do Senhor. Hoje convido-te, mais uma vez, a entrares nessa cena e a partilhares com Jesus e os seus apóstolos o que viveram naquela noite. Naquela última refeição, Jesus tomava novamente toda a sua vida oferecida e entregue por amor. Jesus viveu a sua vida como uma oferta eucarística e, naquela noite, confirmava-nos nesse caminho. Entra na cena como se estivesses presente. Aqui e agora, o Senhor também te convida e se despede, antes de ser protagonista da maior expressão de amor jamais conhecida, dar a vida por todos, por ti e por mim.
Já alguma vez pensaste qual é a medida dos teus compromissos?… Existe algo neste mundo pelo qual estarias disposto a entregar a tua vida? O Passo Sete do Caminho do Coração – Damos a vida com Ele – ajuda-nos a entrar na experiência da entrega por amor juntamente com a entrega daquele que nos amou e se entregou até ao extremo. “Jesus, sabendo bem que tinha chegado a sua hora da passagem deste mundo para o Pai, Ele, que amara os seus que estavam no mundo, levou o seu amor por eles até ao extremo” (Jo 13, 1).
Um Amor que se derrama deste coração “manso e humilde” (Mt 11, 29) de Jesus só pode ser contemplado e acolhido seguindo-o no itinerário da sua vida até ao fim. “No Coração trespassado de Cristo estão concentradas, escritas na carne, todas as expressões de amor das Escrituras. Não se trata de um amor simplesmente declarado, mas o seu lado aberto é fonte de vida para o amado; é aquela fonte que sacia a sede do seu povo. Como ensinou São João Paulo II, ‘os elementos essenciais desta devoção pertencem também de modo permanente à espiritualidade da Igreja ao longo da sua história; porque desde o princípio a Igreja elevou o seu olhar para o Coração de Cristo trespassado na Cruz’”.2
Estar com Ele, contemplá-lo no Evangelho e deixá-lo entrar nas nossas vidas é Vida que convida a ser partilhada com os outros. Se contemplarmos a entrega de Cristo por todos, torna-se inevitável perguntarmo-nos por que razão não somos capazes de dar a nossa vida pelos outros: “Foi com isto que ficámos a conhecer o amor: Ele, Jesus, deu a sua vida por nós; assim também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos” (1 Jo 3, 16).3
A Eucaristia é entrega e serviço. Pão e vinho partilhados e lavar os pés uns aos outros, duas faces da mesma moeda. Jesus viveu-o e expressou-o desta forma, com gestos, com palavras e com toda a sua vida. Assim, devemos escutar o seu convite a entregar-nos e a partilhar o que somos com os nossos irmãos, se quisermos fazer parte da Eucaristia com Jesus Cristo. Como? Com o seu estilo, colocando-nos ao serviço, próximos das necessidades dos nossos irmãos, na nossa vida quotidiana, através dos nossos trabalhos, encontros, diversões, família…, o concreto que nos cabe viver todos os dias. Este é o altar da nossa entrega! Uma entrega que é combate espiritual, pois amar exige aprender a desapegar-se e descentrar-se, para centrar-se nos outros.
Na Rede Mundial de Oração do Papa, através da oração de oferecimento, concretizamos esta disponibilidade, esta entrega a Cristo, dizendo ao Senhor: “Aqui estou, podes contar comigo”. Entramos na sua vida eucarística, “por Ele, com Ele e n’Ele”.
“É o Ressuscitado que, pela ação da sua graça, torna possível que estejamos misteriosamente unidos à sua paixão. Sabem-no os corações que creem, que experimentam a alegria da ressurreição, mas ao mesmo tempo desejam participar no destino do seu Senhor. Estão prontos para esta participação com os sofrimentos, os cansaços, as desilusões e os medos que fazem parte da sua vida”.4
O Senhor convida-te todos os dias a entregares-te por amor em tudo o que vives.
1 Carta Encíclica do Santo Padre Francisco sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus Dilexit nos, outubro 2024, n.º 96.
2 Dilexit nos, n.º 101.
3 Dilexit nos, n.º 171.
4 Dilexit nos, n.º 157.
Bettina Raed | Vice-diretora internacional da Rede Mundial de Oração do Papa
(In Mensageiro do Coração de Jesus, outubro de 2025)
© A Última Ceia, de Corrado Giaquinto (1740–1750)





