Semear a paz e a esperança

Neste mês de dezembro, o Papa Leão XIV faz-nos um convite especial: rezar pelos cristãos em contextos de conflito.

Imaginas-te a viver num lugar onde a guerra já dura há anos, onde a insegurança é constante e onde muitos perderam tudo, inclusive a vida? É esta a realidade de muitos cristãos na Ucrânia, na Palestina, no Líbano, no Iraque, na Síria, em Cabo Delgado, na República do Congo, na Nigéria, em Myanmar… Alguns viram as suas casas destruídas, outros tiveram de fugir, deixando para trás família, amigos e memórias. Apesar de tudo, muitos cristãos continuam lá, firmes, acreditando, rezando, ajudando quem está ao lado, mantendo viva a fé e a esperança.

O Papa pede-nos que rezemos pelos cristãos que vivem em zonas de conflito, mas também que nos deixemos tocar por esta realidade, que não fiquemos indiferentes: que sejamos capazes de escolher o caminho da paz, construir pontes de reconciliação, espalhar sementes de esperança. O convite é cada um ser sinal vivo de paz e reconciliação no seu espaço de convivência, com gestos concretos nas pequenas e simples realidades do dia a dia. Ainda que longe das zonas de conflito, podemos fazer a diferença: com a nossa oração, com a nossa atitude, com o nosso compromisso.

Que este dezembro seja um tempo para abrir o coração, semear a paz e levar esperança a quem mais precisa.

Neste tempo de preparação para o Natal, inspirados pela mensagem do Papa Leão XIV, propomos-te duas dinâmicas que podem ajudar a tornar concreta a paz, a reconciliação e a esperança, no nosso mundo e à tua volta.

Podes escolher uma das dinâmicas ou, se quiseres ir mais longe, construir um verdadeiro itinerário de ação, agregando as duas propostas. O importante é que cada passo seja dado com o desejo sincero de transformar o mundo. Vamos juntos trabalhar pela paz, com gestos simples, mas cheios de significado.

Dinâmica#1: Sementes lançadas à terra

Reflete sobre a realidade dos cristãos em zonas de conflito, une-te a eles em oração e realiza gestos concretos de paz, de reconciliação e de esperança no teu dia a dia.

Material: imagens de países em conflito, sementes, velas, música ambiente, oração do Papa Leão para dezembro.

  1. Cria um espaço acolhedor e silencioso. Coloca velas acesas no espaço de oração. Deposita na mão de cada elemento algumas sementes.
  2. Projeta imagens dos países em conflito.
  3. Partilha o vídeo da oração do Papa para o mês de dezembro.
  4. Perguntas para reflexão pessoal: Como posso ser sinal de paz na minha escola? Como posso ser instrumento de reconciliação na minha família? Conheço alguém a quem falta a coragem ou esteja a sofrer: como posso levar–lhe esperança?
  5. Os elementos partilham a sua reflexão.
  6. Por cada gesto de paz, reconciliação e esperança, uma semente é lançada à terra. Cada um tem a tarefa de preparar e cuidar o seu «Canteiro da Paz»: um vaso, um pedaço de terra no seu jardim/quintal, num campo… O «Canteiro da Paz» também pode ser coletivo.
  7. Momento de oração espontânea ou a proposta que segue:

Senhor, que sejamos sementes de reconciliação, mostrando misericórdia e promovendo a justiça, construindo pontes entre comunidades divididas e perdoando sempre, como somos perdoados por ti.

Dinâmica#2: Correio da Esperança

Material: pequenos envelopes com sementes (reais ou simbólicas), com frases inspiradoras.

  1. Cada elemento recebe um envelope com «sementes de paz» e uma frase como:
    • «A tua palavra pode mudar o  coração de alguém»
    • «A paz começa com um gesto simples»
    • «Sê ponte de união»
    • «O perdão transforma»
    • «O que fazes por amor no teu lugar é valioso»
  2. O desafio é oferecer esse envelope a alguém, ao longo do mês, explicando o sentido do gesto e a missão a realizar, motivando ao compromisso pela Paz e pela Reconciliação.
  3. Criar um momento de encontro para a partilha da experiência.

Odete Alves e Ir. José Silva Almeida, sj

in revista ‘Mensageiro do Coração de Jesus’, secção ‘Espaço MEJ’, edição de dezembro de 2025

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega