fbpx

Papa convida fiéis a serem “peregrinos da esperança” no Jubileu 2025

O Papa Francisco escolheu “Pelos peregrinos da esperança” como intenção de oração para dezembro, antecipando o Jubileu 2025. Na sua mensagem, o Santo Padre convida os fiéis a rezarem “para que este Jubileu nos reforce na fé, ajudando-nos a reconhecer Cristo ressuscitado no meio das nossas vidas, e nos transforme em peregrinos da esperança cristã”.

Numa altura em que o mundo enfrenta diversos desafios, o Papa sublinha a importância da esperança cristã, descrevendo-a como “um presente de Deus que enche de alegria a nossa vida”. Utilizando uma metáfora marítima, Francisco compara a esperança a uma âncora: “A esperança é uma âncora que se lança com a corda e afunda na areia. E nós temos de estar agarrados à corda da esperança”.

O Dicastério para a Evangelização, que colaborou na realização do vídeo mensal do Papa, destaca a relevância desta mensagem, em especial para os jovens. Dom Rino Fisichella, citando o Salmo 27, recorda as palavras do Papa: “Confia no Senhor! Sê forte e corajoso, e confia no Senhor”, sublinhando que esta mensagem é particularmente importante num mundo marcado por guerras, violência e sofrimento.

O P. Cristóbal Fones, sj, Diretor Internacional interino da Rede Mundial de Oração do Papa, realça que o Jubileu 2025 representa uma oportunidade para abrir portas simbólicas. “Como discípulos de Jesus Ressuscitado, não vamos à deriva na nossa viagem de peregrinos, mas ancorados firmemente a Ele”, afirma, acrescentando que este é um momento crucial para partilhar a luz da esperança, especialmente com aqueles que perderam a capacidade de sonhar devido à incerteza dos tempos atuais.

O Jubileu 2025, sob o tema “Peregrinos da esperança”, apresenta-se assim como um tempo de celebração e reflexão profunda, procurando fortalecer a esperança numa sociedade ainda marcada pelos efeitos da pandemia e por outros desafios globais.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega