fbpx

Pelos peregrinos da esperança

Oração Comunitária

Oração Comunitária dezembro 2024

1. Cântico de entrada

2. Introdução

O Papa convida-nos, este mês de dezembro, a centrarmo-nos em Cristo Jesus, nosso Salvador e Redentor, nosso Amigo e nosso Rei, Jesus Ressuscitado, fonte da nossa esperança, para que o possamos descobrir sempre, nas nossas vidas, e nos transforme em peregrinos da esperança cristã. Como pano de fundo, temos, como nos diz o Papa, o Ano Jubilar, que andámos a preparar em 2024, como ano de oração, para estarmos mais dinamizados para o Jubileu, mais sintonizados com Jesus, mais n’Ele e no seu Coração. Como vivemos o ano da oração proposto pelo Papa? Como nos preparámos para entrar no Ano Jubilar? Como queremos vivê-lo em esperança, como verdadeiros peregrinos, acolhendo os dons de Deus, que é amor uno e trino?

(Silêncio orante para reflexão pessoal)

3. Reforçar a fé

É a primeira graça que o Papa Francisco nos propõe nesta intenção, pedir para reforçar a fé. A fé é dom de Deus, é ação da graça, é dinamismo do Espírito. Mas temos de desejar crescer na fé, cultivar a fé, fazê-la mais amadurecida e adulta. Pedir estas graças e examinarmo-nos como nos empenhamos numa vida de fé viva e atuante, fé madura e coerente, fé com obras, fé sem misticismo, mas também sem crendices. Que dom precioso. Ao dizer “eu creio”, que adesão firme e audaciosa tenho? A minha fé é enfezada, é supersticiosa? Estou consciente que preciso de crescer na fé e reforçá-la com a fortaleza do Espírito Santo?

(Silêncio orante para reflexão pessoal)

4. Cântico

5. Reconhecer Cristo ressuscitado

Só crescendo na fé podemos reconhecer Cristo ressuscitado, no dia a dia da vida, sempre vivo e presente. Presente na Palavra, na Eucaristia, em milhões de sacrários, presente na Igreja e na comunhão dos irmãos, presente na vida, nos irmãos e irmãs que nos rodeiam, presente no dinamismo do mundo, na beleza, nos acontecimentos. Só com fé viva, com os olhos da alma abertos, com o coração atento o poderemos encontrar e descobrir cada vez mais. Ele, que prometeu “Eu estarei sempre convosco”, precisa de ser reconhecido, venerado e amado. O seu Coração, sempre aberto para ser fonte de dons e graças, sempre aberto para nos acolher e ser nosso refúgio, tem de ser cada vez mais redescoberto e amado.

(Silêncio orante para reflexão pessoal)

6. Cântico

7. Peregrinos da esperança cristã

A esperança é um modo fundamental de a fé agir em nós e nos fazer confiar, entregar-nos em esperança ao amor de Deus, ou a Deus que é amor. Esperança cristã, fundada em Jesus, Salvador, Vivo e Ressuscitado. Ele é a nossa esperança, confiando n’Ele somos mais livres e mais felizes. Temos a certeza que “depois do inverno, vem e primavera”, “depois da noite, vem o dia”, “depois da tempestade, vem a bonança”. Não podemos desistir nunca, cruzar os braços, ser pessimistas. Jesus, nossa esperança, Jesus, em nós, esperança da glória. Acreditar que Ele, mesmo do mal e do nosso pecado, saberá tirar o bem, a felicidade, com seus rasgos de misericórdia e seu coração magnânimo. Encontro em Jesus o meu rochedo, o meu baluarte, o meu refúgio? Confio e entrego-me?

(Silêncio orante para reflexão pessoal)

8. Oração comum

Senhor Jesus, Deus com Coração,
sempre presente e sempre em amor ativo,
queremos pedir-te que aumentes a nossa fé,
que nos centres mais em ti e no teu amor,
que nos faças cristãos de esperança viva.
Que o Jubileu que vamos celebrar nos transforme,
seja fonte de conversão e de graça.
Que a Igreja e o mundo, neste Jubileu,
encontrem caminhos de esperança,
de amor e de comunhão, de paz duradoura.
Que cada família, como igreja doméstica,
viva unida na esperança e no amor.
Que cada paróquia e cada comunidade,
alimentadas por ti, Jesus Vivo,
sejam impregnadas de esperança,
que ajude a todos, sobretudo os mais pobres,
os que vivem sós, sem pão e sem amor.
Amém.

9. Cântico final

Proposta de Dário Pedroso, sj

© Danie Franco (Unsplash.com)

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega