O Santo Padre dirige-se aos jovens de todo o mundo com a mensagem para a XXXIX Jornada Mundial da Juventude, que se celebra no próximo dia 24 de novembro de 2024. Com o mote “Aqueles que esperam no Senhor, caminham sem se cansar”, o Papa convida os jovens a abraçarem a esperança e a superarem os desafios da vida com fé e determinação.
© Adobe Stock
Reconhecendo as dificuldades que marcam a juventude, como a incerteza do futuro e as pressões sociais, o Santo Padre encoraja os jovens a não se deixarem paralisar pelo cansaço ou pela apatia. Pelo contrário, desafia-os a “tornar-se peregrinos da esperança”, confiando em Deus para encontrar força e propósito no caminho da vida. Na mensagem, o Papa Francisco sublinha a importância de enfrentar as adversidades com fé, indicando a Eucaristia como fonte de sustento espiritual e uma forma de encorajamento para os jovens a saírem da sua zona de conforto, a viverem a Jornada como peregrinos e a abraçarem o próximo com gestos concretos de amor e solidariedade.
O Papa sublinha ainda que esta Jornada é um passo importante na preparação para o Jubileu dos Jovens, em 2025, um tempo de renovação espiritual que convida os jovens a caminhar na gratidão pelo dom da vida, na procura do Senhor e no arrependimento por decisões erradas que, por vezes, são tomadas, rumo a um encontro transformador com Deus.
Com esta mensagem, o Papa deixa um apelo à alegria, à ação e à esperança, desafiando os jovens a transformarem o mundo com o testemunho de uma fé viva e comprometida.