Outubro 2024

Reunião de Grupo Mensal

1. Acolhimento do grupo

Realiza-se neste mês de outubro a segunda sessão da 16.ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Foi um processo que começou em 2021, sob o tema da sinodalidade, e que chega à sua última fase. Mas o Papa Francisco quer que a experiência continue e, por isso, pede para rezarmos pela nossa missão partilhada. Somos convidados, em Igreja, a viver o espírito da sinodalidade como um estilo de vida que nos responsabiliza a todos.

2. Oração com o Passo-a-Rezar

Convidamos o grupo a rezar com a plataforma digital «passo-a-rezar» e a sua proposta de oração da intenção do Papa para este mês de outubro. Os membros do grupo começam por fazer um instante de silêncio para tomar consciência da presença de Deus. De seguida, o responsável do grupo liga-se ao «passo-a-rezar» para se escutar a oração, podendo entrar diretamente com o Código QR. Em alternativa, o mesmo responsável pode ir lendo a proposta de forma serena e devagar.

Introdução

Neste mês de outubro, o Papa pede que rezemos para que a Igreja continue a apoiar de todas as formas um modo de vida sinodal, sob o signo da corresponsabilidade, promovendo a participação, a comunhão e a missão partilhada entre sacerdotes, religiosos e leigos.

Vivemos a aurora de um novo momento na vida da Igreja. Tímida, como cada despontar de um novo dia, mas significativa, porque banha toda a realidade de luz nova. Desperta o teu coração para o começo sinodal da Igreja, um regresso à simplicidade dos inícios com a marca
deste nosso tempo. E confia esta intenção do Papa Francisco ao Senhor.

O que diz o Papa Francisco

Escuta estas palavras do Papa Francisco sobre a sinodalidade:

A sinodalidade encontra a sua fonte e finalidade última na missão: nasce da missão e está orientada para a missão. Pensemos nos primeiros tempos, quando Jesus envia os Apóstolos e eles regressam felizes. Foi a missão que lhes deu o sentido de eclesialidade. A partilha da missão aproxima pastores e leigos, cria comunhão de intenções, manifesta a complementaridade dos diversos carismas e suscita em todos o desejo de caminhar juntos. Vemo-lo no próprio Jesus, que, desde o início, se rodeou de um grupo de discípulos, homens e mulheres, e viveu com eles o seu ministério público. Mas nunca sozinho. E quando enviou os Doze a anunciar o Reino de Deus, mandou-os «dois a dois». Vemos o mesmo em São Paulo, que sempre evangelizou juntamente com colaboradores, incluindo leigos e casais. Não sozinho. E assim foi nos momentos de grande renovação e zelo missionário na história
da Igreja: pastores e fiéis-leigos juntos. Não indivíduos isolados, mas um Povo que evangeliza, o santo Povo fiel de Deus!

Proposta de reflexão e meditação

Os primeiros passos de uma nova aventura, quando conscientes, são sempre acompanhados de incerteza. Mas a confiança naquele que nos chama a fazer caminho, a fé em Jesus que nos envia e que conta connosco, deve levar-nos a sair à estrada e arriscar. Como podes viver de forma mais sinodal na tua comunidade? Oferece isso ao Senhor e pede-lhe que te confirme nas tuas intenções.

Junta-te ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração, e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.

Oração

Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-te o meu dia
pela missão da Igreja
e pela intenção de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.
Ámen.

3. Dinâmica de partilha

A sinodalidade é uma expressão prática de corresponsabilidade entre o povo de Deus, na medida em que fomenta a participação de todos os membros da Igreja. Cada membro do grupo partilha como se sente participante da vida da Igreja. Depois, como comunidade eclesial, partilha o que se está a fazer.

4. Oração conclusiva

Sugere-se, como oração conclusiva, um excerto da oração pelo sínodo: «Só a Vós temos por Guia: vinde a nós, ficai connosco e dignai-vos habitar em nossos corações. Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça. Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai
e o Filho, pelos séculos dos séculos».

 

Imagem de Elianna Gill disponível no Unsplash.com

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega