O que significa o Coração de Jesus?

O que significa o Coração de Jesus? Esta é a pergunta que o Padre Pedro Arrupe, sj fez a si próprio e à Companhia de Jesus. Cito algumas das suas frases de uma homilia proferida em Valladolid em 1970[1].

A devoção ao Coração de Jesus é o resumo de toda a doutrina cristã… este Cristo conhece-se quando se penetra nos tesouros do seu Coração, que, por um lado, é o símbolo do amor e, por outro, foi o órgão em que pulsou o amor humano de Cristo pelos homens”. Por isso, quem quiser conhecer este coração tem de “comer o Evangelho”, pois é aí que está o Coração de Jesus na sua expressão mais plena, em toda a sua autenticidade, nos seus gestos, nos seus silêncios, nas suas palavras, nas suas dores, nas suas atitudes. “E quando nos perguntamos porque é que esta autenticidade de Cristo é tão autêntica, vemos que há um aspeto fenomenal desta figura: que ele é o salvador… Cristo é Salvador porque nos salvou a nós, homens”.

No Evangelho encontramos o pulsar deste Coração que nos salvou por amor. Cristo Salvador, que se entregou por amor ao Pai e a nós, seus irmãos e irmãs, que o Pai ama até à loucura. Por amor, morreu e ressuscitou, e quis ficar connosco como alimento na Eucaristia. E não só aí, mas também habitando nos nossos corações e espalhado pelo mundo no coração de cada um dos nossos irmãos e irmãs. É no Coração de Jesus que somos um só com todos eles.

Hoje, mais do que nunca, olhando para a situação do nosso mundo, “não nos contentemos com cerimónias consoladoras; recordemo-nos que fora da Igreja há muito povo de Deus que não está ao nosso lado, seja por ignorância, seja por impossibilidade, seja por maldade. Temos de nos sentir anunciadores de Jesus Cristo, temos de sair, temos de entrar em contacto com essas pessoas que, talvez em muitos casos, com muito boa vontade, estão, como digo, longe deste redil de Jesus Cristo”. Como é atual e vivo este convite missionário num mundo ferido que precisa de compaixão em gestos concretos!

É isto mesmo! Na Rede Mundial de Oração do Papa vivemos esta devoção com impulso e carisma apostólicos, como uma missão de compaixão pelo mundo, aberta às necessidades dos nossos irmãos e irmãs. É por isso que as intenções de oração do Santo Padre são o lugar de encarnação da nossa missão, onde a compaixão se concretiza para cada um de nós através da oração e da ação. Nas palavras do Padre Arrupe, sentimo-nos “arautos de Cristo”, apóstolos de uma missão de compaixão pelo mundo.

[1] ARRUPE sj, Pedro, En Él sólo… la esperanza. Selección de textos sobre el Corazón de Cristo. PDF

María Bettina Raed | Coordenadora Internacional d’ O Caminho do Coração

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega