O cardeal patriarca de Lisboa inaugurou hoje a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, saudando os cerca de 200 mil jovens presentes na Eucaristia de abertura, no Parque Eduardo VII.
“Lisboa acolhe-vos de coração inteiro, e assim as outras terras em que já estivestes ou estareis deste Portugal, também vosso”, afirmou D. Manuel Clemente, agradecendo às famílias e as instituições que disponibilizaram os seus espaços e o seu serviço.
O cardeal patriarca desafiou os jovens a aprender com Maria “a saudar a todos e cada um. Pratiquemo-lo intensamente nos dias desta Jornada Mundial da Juventude. O mundo novo começa na novidade de cada encontro e na sinceridade da saudação que trocarmos. Para que sejamos pessoas entre pessoas, em mútua e constante visitação!”.
Na missa, em que foi lido o Evangelho da Visitação de Nossa Senhor, a propósito do lema da JMJ Lisboa 2023, D. Manuel Clemente recordou que, tal como Maria, os jovens se puseram a caminho. “É muito importante pôr-se a caminho. Assim devemos encarar a própria vida, como caminho a percorrer, fazendo de cada dia uma nova etapa”, realçou.
O cardeal patriarca de Lisboa considerou que valeu a pena o caminho que os jovens percorreram para chegar a Lisboa e se encontrarem nestes dias, na variedade do que são e na qualidade do que trazem. “Nada pode substituir este caminho pessoal e de grupo, ao encontro do caminho de todos”, concluiu.
Fotografias:
© Arlindo Homem | JMJ Lisboa 2023
© JMJ Lisboa 2023
© Júlia Silva | JMJ Lisboa 2023
© Sebastião Roxo | JMJ Lisboa 2023
© Arlindo Homem | JMJ Lisboa 2023
© João Cláudio Fernandes | JMJ Lisboa 2023