fbpx

Braga tem novo diretor arquidiocesano da RMOP

O Irmão José Silva Almeida, sj é o novo diretor arquidiocesano de Braga da RMOP – Rede Mundial de Oração do Papa, substituindo o P. António José Coelho, sj. A nomeação foi feita pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, segundo proposta do diretor nacional da RMOP-Portugal, P. António Sant’Ana, sj, e parecer favorável do Padre Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, P. Miguel Almeida, sj.

Ao longo dos últimos 15 anos, a direção arquidiocesana do AO/RMOP esteve confiada ao P. António José Coelho, sj, a quem a RMOP muito agradece.

José Silva Almeida, natural de Oliveira de Azeméis, é jesuíta Irmão desde 1991. Licenciou-se em Ciências da Educação e tem uma especialização em Pastoral Juvenil Catequética, pela Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma. Trabalhou na pastoral dos colégios da Companhia de Jesus durante vários anos, assumindo funções de direção e pedagógicas. Colaborou com a equipa diocesana do movimento “Jovens em Caminhada” e na Comissão da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Braga. Em 2021-2022, fez uma experiência missionária na Amazónia, em Boa Vista, Roraima, Brasil. Em 2023, integrou a equipa de preparação do MAGIS e da Jornada Mundial da Juventude. É, desde setembro de 2023, vice-diretor do Movimento Eucarístico Juvenil-Portugal e faz parte da equipa formadora dos estudantes jesuítas em Braga.

Recriação do AO como Rede Mundial de Oração do Papa: de serviço eclesial a obra pontifícia

Em 2014, sob o impulso do Papa Francisco, o AO – Apostolado da Oração iniciou um processo de recriação, que levou, em 2018, a uma nova designação como Rede Mundial de Oração do Papa e à aprovação de novos estatutos. Este serviço eclesial foi constituído, nessa altura, como Obra Pontifícia. Em 2020, o Papa aprova, com novos estatutos, a RMOP como Fundação Vaticana.

Para além da devoção das primeiras sextas-feiras, temos hoje a RMOP com novas formas de oração e pertença, para abranger diversas gerações, de avós e netos, sempre a partir da oração pelos grandes desafios do mundo que nos são apresentados pela intenção mensal de oração do Papa.

No contexto desta recriação, a direção diocesana tem como missão potenciar a RMOP de modo a chegar às gerações mais novas na sua missão de compaixão pelo mundo, sem descurar o apoio aos tradicionais centros do AO. Assim, o Diretor Diocesano – tradicionalmente um sacerdote – pode agora ser um consagrado ou um leigo.

Dois acontecimentos felizes acompanham a nomeação de um novo diretor diocesano para Braga. No dia 27 de dezembro de 2023, comemorou-se o 350° aniversário das aparições do Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque em Paray-le-Monial, em França, e iniciou-se o Jubileu do Sagrado Coração de Jesus (que decorre até ao dia 27 de junho de 2025, Ano Santo, dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus). Ao mesmo tempo, aproxima-se o 5° Congresso Eucarístico Nacional, a realizar-se na Arquidiocese de Braga, também ele ligado ao Apostolado da Oração.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega