No passado mês de dezembro participei, como observador, na qualidade de coordenador do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ) Portugal, no Convénio Nacional do MEJ-Itália, em Frascati, Roma. O tema geral do encontro foi “fazei tudo o que Ele vos disser”, e o texto orientador o Evangelho das Bodas de Caná, dando início ao caminho do “Ano da Palavra e da Ternura”.
Este movimento tem uma longa tradição em Itália, imensa vitalidade e com uma grande presença nas paróquias. Neste Convénio, estiveram presentes 750 jovens de todas as comunidades de Itália que escolheram o percurso de formação e acompanhamento espiritual que o MEJ oferece.
Os participantes eram jovens dos quatro escalões que o MEJ-Itália contempla: os mais pequenos – “grupos Emmaus” (8-10 anos) – os “novos” (11-13 anos), o grupo “comunidade 14” (14-17 anos) e o grupo “Pret-T” (18-24 anos). Os participantes foram acompanhados pelos responsáveis nacionais e regionais das comunidades MEJ e por muitos jesuítas, estando presente o P. Renato Collizi (diretor nacional) e os padres Marco e Michele, vice-diretores nacionais do MEJ-Itália.
O ambiente geral foi vivido com grande animação, alegria e fraternidade por estarmos juntos, a partilhar e escutar mutuamente a fé e a amizade fundada no seguimento de Jesus.
Assim, para cada “grupo etário” houve momentos de assembleia, espaços de partilha e de oração pessoal e, para os mais novos, momentos de jogos e dinâmicas que os ajudaram a entrar mais facilmente no tema do encontro.
Cada momento proposto foi um estímulo para cada jovem continuar a crescer até se transformar, como Maria, em “testemunha da ternura”.
O Encontro teve vários momentos que fortaleceram “o sentido de corpo” e a perceção de que tanto os mais velhos como os mais novos eram chamados a sentir-se parte da Igreja missionária, em saída, a ser testemunhas do amor e da ternura de Deus pela humanidade. Um dos momentos mais significativos foi, certamente, o momento da vigília e adoração eucarística, vivido com seriedade e profundidade.
Durante estes dias houve também tempo escutar o testemunho de alguns jovens de Rondine-Cittadella della Pace, uma “associação” que, através do encontro e da convivência de jovens provenientes de países em guerra, promove o diálogo e a construção de relações pacíficas entre as pessoas e entre os povos.
Na Eucaristia final, o Padre Renato Colizzi SI, diretor nacional do MEJ, convidou todos a regressarem a casa não com o medo de deixar o coração e as boas recordações em Frascati, mas sim, com a consciência e a alegria de serem enviados pelo Senhor para darem a provar a todos o seu “vinho bom”.
Participar neste encontro MEJ-Itália aumentou a minha certeza de que a pertença e o compromisso com a missão de Jesus confiada a cada jovem e/ou grupo com a “marca MEJ” é um caminho espiritual fecundo e feliz, concretizado num estilo de vida disponível à escuta da Palavra, à oração e à missão. Também foi ocasião e graça testemunhar, durante quatro dias, a vitalidade e força que o MEJ oferece aos jovens e comunidades que escolham a espiritualidade do “Caminho do Coração” como itinerário no seguimento de Jesus.
Irmão José Silva, sj