fbpx

Testemunho do Convénio Nacional do MEJ Itália

No passado mês de dezembro participei, como observador, na qualidade de coordenador do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ) Portugal, no Convénio Nacional do MEJ-Itália, em Frascati, Roma. O tema geral do encontro foi “fazei tudo o que Ele vos disser”, e o texto orientador o Evangelho das Bodas de Caná, dando início ao caminho do “Ano da Palavra e da Ternura”.

Este movimento tem uma longa tradição em Itália, imensa vitalidade e com uma grande presença nas paróquias. Neste Convénio, estiveram presentes 750 jovens de todas as comunidades de Itália que escolheram o percurso de formação e acompanhamento espiritual que o MEJ oferece.

Os participantes eram jovens dos quatro escalões que o MEJ-Itália contempla: os mais pequenos – “grupos Emmaus” (8-10 anos) – os “novos” (11-13 anos), o grupo “comunidade 14” (14-17 anos) e o grupo “Pret-T” (18-24 anos). Os participantes foram acompanhados pelos responsáveis nacionais e regionais das comunidades MEJ e por muitos jesuítas, estando presente o P. Renato Collizi (diretor nacional) e os padres Marco e Michele, vice-diretores nacionais do MEJ-Itália.

O ambiente geral foi vivido com grande animação, alegria e fraternidade por estarmos juntos, a partilhar e escutar mutuamente a fé e a amizade fundada no seguimento de Jesus.

Assim, para cada “grupo etário” houve momentos de assembleia, espaços de partilha e de oração pessoal e, para os mais novos, momentos de jogos e dinâmicas que os ajudaram a entrar mais facilmente no tema do encontro.

Cada momento proposto foi um estímulo para cada jovem continuar a crescer até se transformar, como Maria, em “testemunha da ternura”.

O Encontro teve vários momentos que fortaleceram “o sentido de corpo” e a perceção de que tanto os mais velhos como os mais novos eram chamados a sentir-se parte da Igreja missionária, em saída, a ser testemunhas do amor e da ternura de Deus pela humanidade. Um dos momentos mais significativos foi, certamente, o momento da vigília e adoração eucarística, vivido com seriedade e profundidade.

Durante estes dias houve também tempo escutar o testemunho de alguns jovens de Rondine-Cittadella della Pace, uma “associação” que, através do encontro e da convivência de jovens provenientes de países em guerra, promove o diálogo e a construção de relações pacíficas entre as pessoas e entre os povos.

Na Eucaristia final, o Padre Renato Colizzi SI, diretor nacional do MEJ, convidou todos a regressarem a casa não com o medo de deixar o coração e as boas recordações em Frascati, mas sim, com a consciência e a alegria de serem enviados pelo Senhor para darem a provar a todos o seu “vinho bom”.

Participar neste encontro MEJ-Itália aumentou a minha certeza de que a pertença e o compromisso com a missão de Jesus confiada a cada jovem e/ou grupo com a “marca MEJ” é um caminho espiritual fecundo e feliz, concretizado num estilo de vida disponível à escuta da Palavra, à oração e à missão. Também foi ocasião e graça testemunhar, durante quatro dias, a vitalidade e força que o MEJ oferece aos jovens e comunidades que escolham a espiritualidade do “Caminho do Coração” como itinerário no seguimento de Jesus.

Irmão José Silva, sj

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega