«Demos início seriamente ao processo de beatificação do Padre Pedro Arrupe». O anúncio foi feito pelo Padre Geral da Companhia de Jesus, Arturo Sosa, sj, no final de um encontro com leigos e jesuítas, em Bilbao, Espanha. «Ainda estamos no início do processo», afirmou, explicando que o cardeal vigário da diocese de Roma, Angelo de Donatis, autorizou a abertura do processo por parte desta diocese.
«Para nós é uma figura de grande importância e queremos destacar uma pessoa que viveu a santidade de uma maneira tão profunda e original na sua vida, como jovem, jesuíta, mestre de noviços, provincial e geral».
A causa de canonização tem em conta não apenas o seu generalato, mas a pessoa em si, que soube identificar-se com o Senhor ao longo da sua vida. A vida do Padre Pedro Arrupe irradiou aqueles que viveram à sua volta e foram iluminados pela sua proximidade transparente, pela sua beleza interior e pela sua liberdade certeira.
Arturo Sosa, sj, pediu aos presentes para acompanharem o processo através das suas orações e incentivou à colaboração de todos os que possam facultar informação sobre o Padre Pedro Arrupe e a devoção existente, que possa facilitar a beatificação.
Pedro Arrupe nasceu em Bilbao, em 1907, vivendo aí até começar os estudos em Medicina, em Madrid. Numa viagem a Lourdes, testemunhou um milagre, que chamou a sua atenção a ponto de o levar a abandonar os estudos e a entrar para a Companhia de Jesus. Entrou no seminário em 1927, com 20 anos. Durante dez anos, fez os estudos em teologia, filosofia e psiquiatria, na Europa, e posteriormente foi enviado para os Estados Unidos, onde se destacou pela defesa dos direitos dos imigrantes.
Em 1938 foi, na sequência de um pedido seu, para a missão do Japão, onde testemunhou o ataque atómico sobre Hiroshima. Em 1965 foi nomeado Padre Geral da Companhia de Jesus, empreendendo uma reforma da mesma. Fundou o Serviço Jesuíta aos Refugiados. Em 1983, uma trombose cerebral levou-o a renunciar ao cargo, ficando praticamente acamado o resto da sua vida. Faleceu em 1991, em Roma.
A Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal congratula-se com o arranque do processo de canonização do Padre Arrupe, cuja vida está relatada no livro “Pedro Arrupe – Testemunha do século XX, Profeta para o século XXI”, publicado pela Editorial Apostolado da Oração e pela Tenacitas. É possível também conhecer melhor Pedro Arrupe através de “Rezar com o Padre Arrupe” (Editorial Apostolado da Oração), que reúne orações que são ajudas para rezar, com simplicidade, confiança filial, naturalidade, quase como quem respira. As orações brotam da vida, elevam-se a Deus com toda a confiança e voltam à vida quotidiana, na certeza de terem sido atendidas. As suas cartas, conferências e discursos estão reunidos nos livros “Um projecto de Educação” e “Jesuítas para os nossos tempos”, publicados pela Editorial Apostolado da Imprensa.