Estamos em pleno verão. O calor faz-se sentir e por vezes incomoda, mas é próprio desta época do ano. Os dias luminosos convidam a um passeio. O tempo de férias escolares alivia a circulação do trânsito e as esplanadas, praias e piscinas enchem-se de animação… porque uns já estão de férias e outros aproveitam tempos de folga de uma forma mais descontraída.
Embora a gratidão deva estar sempre presente nas nossas vidas, este é um tempo propício para cultivar esta atitude. Os estudantes podem dar graças pelo ano letivo que terminou e por tudo o que aprenderam nestes últimos meses, aqueles que têm direito a um tempo de descanso podem agradecer o ano de trabalho que passou, tudo o que fizeram e a oportunidade de descansar uns dias. As famílias podem ter uma atitude de louvor pelo facto de terem mais tempo para estar juntas… (e como é bom aproveitar bem este tempo, deixando de lado os dispositivos móveis que muitas vezes emudecem a relação daqueles que vivem debaixo do mesmo teto…)
E por que não aproveitar este tempo, em que o ritmo das rotinas abrandou, para fazermos algo de que gostamos mais? Dar um passeio, fazer mais exercício físico, começar a ler aquele livro cuja leitura andamos a adiar há meses, ir finalmente ver um filme ao cinema, assistir a um concerto ou visitar uma exposição…
Para quem costuma ter alguns momentos de oração durante o dia, os dias longos de verão podem também ser aproveitados para cultivar a gratidão e a contemplação. Porque não quebrar o ritmo dos horários e aproveitar um dia para levantar mais cedo e apreciar o amanhecer? Por que não aproveitar um passeio pela natureza para agradecer aquilo que nela existe? Por que não parar um pouco ao fim do dia para olhar em volta e simplesmente deixar-se estar, contemplando o que nos rodeia?
Este é também um tempo oportuno para repensar a nossa relação com Deus e para refletir sobre o que podemos fazer para a fortalecer e, consequentemente, fortalecer também a nossa relação com os outros. As várias propostas digitais de oração podem ser um precioso auxílio neste contexto. Em jeito de sugestão, as Sete pausas na beleza, disponíveis em www.passo-a-rezar.net, são um belo exercício para praticar nestes dias de verão. Aqui cada um é convidado a deixar-se tocar e envolver pela mensagem de sete textos da Bíblia. Uma excelente oportunidade para estar com Ele de um modo mais pessoal, em verdadeira atitude de louvor.
Cláudia Pereira