Nos seus Exercícios Espirituais, Santo Inácio de Loiola termina a segunda semana, onde se contemplou a vida de Jesus e se fez a decisão de orientar a sua vida pelos seus valores, com esta frase: … pense cada um que tanto se aproveitará em todas as coisas espirituais quanto sair do seu próprio amor, querer e interesse. [EE 189] Esta frase, faz, assim, a transição para a terceira e quarta semanas dos Exercícios, onde se contemplam, respetivamente, a Paixão e a Ressurreição de Jesus.
Viver a Páscoa de Jesus, que celebramos nesta semana, orienta o nosso coração para esta atitude: sair do próprio amor, querer e interesse. Ou seja, tomar como sua a atitude de Jesus, que nada quer para Si mesmo, mas para o Pai e a sua vontade, que quer que todos se salvem, entrem em comunhão com Ele e com os irmãos, sendo um só, como Jesus e o Pai são um só. [Cfr. Jo 17, 11]
Esta unidade apenas se alcança pela doação de si, pondo a vida do outro à frente da própria vida, fazendo da alegria do outro a própria alegria, do seu sofrimento o próprio sofrimento. A Páscoa é uma passagem para fora de mim. Nesta passagem, que nos liberta das prisões egoístas onde tantas vezes nos encontramos, encontramos o verdadeiro alcance da vida, a sua máxima possibilidade.
Não nos detemos, assim, no sofrimento da Paixão, mas na Ressurreição, que lhe dá o sentido pleno. Pois é no dar a vida que verdadeiramente a encontramos, morrendo como grão de trigo [Cfr. Jo 12, 24]. Amando ao estilo de Jesus. Que esta Páscoa seja, para si e para os seus, a oportunidade espiritual de encontro com o amor infinito de Deus e o desafio a fazer da sua vida um lugar de Ressurreição, marcado pela paz, alegria e perdão, que são os frutos visíveis daqueles que, com Jesus, saem de si para ajudar a tornar a vida dos outros um espaço de presença de Deus.
São estes os votos da Equipa do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração (Rede Mundial de Oração do Papa Portugal), desejando as maiores bênçãos de Cristo Ressuscitado!
Uma Santa Páscoa!
Diretor da Rede Mundial de Oração do Papa Portugal